O Papel do Dinheiro

Informações técnicas
A história do mundo em pequenos pedaços de papel.
A mala voadora gosta de imagens, gosta de objetos que veiculam imagens, de coleções desses objetos, e dos processos de classificação que, mais objetivos ou mais sentimentais, são usados para ordenar coleções. Coleções de selos, por exemplo. Também gostamos de deslocar para o teatro esse tipo de material (que o jargão da arte contemporânea inscreve no âmbito do
“arquivo”) por ele ser tão ficcional – pelas imagens que contém e pela história das próprias coleções – e, ao mesmo tempo, tão estranho à tradição do teatro.
As imagens são bidimensionais e costumam ter um modo de existir que é permanente; estão ali, paradas. O teatro não. E o teatro pode transformar-se para que sejam essas imagens colecionáveis os seus protagonistas. Foi isso que fizemos em 2005, em philatélie, com uma coleção de selos, e é isso que vamos voltar a fazer agora com notas. Vamos manuseá-las sobre uma mesa, analisá-las, combiná-las de maneiras diferentes e mostrá-las em tempo real e ampliadas para grande formato, desta vez cheias de brilho, num écran led. A história do mundo em pequenos pedaços de papel.
História visual que acompanha a Sessão Descontraída de O Papel do Dinheiro
Informações artísticas
Direção Jorge AndradeTexto Miguel Rocha
Interpretação Bruno Soares Nogueira e Tomás Barroso
Cenografia e figurinos José Capela
Sonoplastia Sérgio Delgado
Direção Técnica João Fonte
Edição de Imagem António MV
Produção Miguel Mendes, Sofia Freitas
Comunicação Sofia Freitas
Coprodução LU.CA - Teatro Luís de Camões
Agradecimentos Pedro Moldão
A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes.