Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação
Informações

Acessibilidade do Teatro

Descubra as datas das sessões acessíveis disponíveis no LU.CA na página das Sessões Acessíveis.

 

Aqui encontram-se, de forma mais detalhada, os aspetos nos quais trabalhamos para promover a acessibilidade física, social e intelectual.

 

Bilhetes

Os bilhetes podem ser comprados online. No entanto, é possível entrar em contacto com a bilheteira do LU.CA, ligar para o número 215 939 107 (Chamada para a rede fixa nacional) ou enviar email para bilheteira@lucateatroluisdecamoes.pt de forma a obter informações detalhadas sobre o processo de compra e reserva de bilhetes.

 

Bilhetes a preço reduzido

O LU.CA tem bilhetes a preço reduzido e vários descontos. Mais informações em https://lucateatroluisdecamoes.pt/bilheteira/ ou através do email bilheteira@lucateatroluisdecamoes.pt.

 

O site

O site do LU.CA foi criado para que fosse de fácil leitura. Construído através do olhar do utilizador, tem uma navegação intuitiva, com uma linguagem pensada para chegar a todas as pessoas. Cada imagem tem descrição alternativa para pessoas cegas.

O site encontra-se revisto pela comAcesso, entidade certificada que trata de questões de acessibilidade web e digital e supera o nível de conformidade AA, cumprindo todos os critérios de acessibilidade de nível AAA aplicáveis.

 

Acesso a Mobilidade Condicionada

O LU.CA tem lugares reservados na plateia para pessoas com mobilidade condicionada. A reserva desses lugares deve ser feita por chamada telefónica ou por email para a bilheteira.

Devido ao carácter histórico do edifício e às características da sua requalificação, apenas é garantido acesso a cadeiras de rodas à planta do nível zero.

Dispomos de casas de banho adaptadas.

 

Brochura em Braille

A brochura do LU.CA, que inclui toda a programação, existe numa versão em Braille, que pode ser consultada na bilheteira do teatro.

 

Guião Pictográfico

Além de estar disponível para consulta na bilheteira do teatro, o Guião Pictográfico pode ser consultado no nosso site. Desta forma, o público pode preparar a sua vinda ao teatro.

 

Sessões Descontraídas

As sessões descontraídas são sessões de espetáculos que decorrem numa atmosfera mais descontraída e acolhedora, destinando-se a todos os indivíduos e famílias que preferem um ambiente mais descontraído num espaço cultural, por exemplo, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com perturbações do espectro do autismo, pessoas com deficiências sensoriais ou de comunicação.

Os espetáculos são previamente visionados por Ivo Serra, psicólogo educacional, que em diálogo com os/as artistas procura encontrar o ajuste necessário para que a assistência seja o mais confortável possível para estes públicos. Podem implicar adaptações ao nível da iluminação, do som e no acolhimento ao público, embora a decisão final caiba à direção artística de cada espetáculo.

 

Ivo Serra

“Olá, o meu nome é Ivo e sou psicólogo Educacional, formado no ISPA-IU, desde 2010.
Iniciei o meu percurso profissional enquanto psicólogo na CERCI Lisboa, tendo trabalhado com adolescentes e jovens adultos com deficiência intelectual, em contexto de formação profissional e enquanto formador, num projecto paralelo.
Sou, desde 2015, Director Pedagógico e de Equipamentos Educativos n’ A Voz do Operário, sendo responsável por 3 escolas, desde berçário ao 1º ciclo do Ensino Básico. O meu percurso foi, desde sempre, desenvolvido sob uma perspetiva inclusiva, contribuindo para a reflexão e o desenvolvimento das diferentes equipas, no sentido de contribuir para a criação de contextos que promovam a participação e usufruto de todos, através de uma construção colectiva do saber.”

 

História Visual e mais informações

Para todas as sessões descontraídas existe uma História Visual, produzida no teatro, que pode ser descarregada no site ou através de um QR code disponibilizado no foyer ou consultada em versão impressa no entrepiso. Esta informa sobre todos os detalhes do espetáculo e do edifício, num registo adaptado às várias idades para o qual cada espetáculo é recomendado. Aconselhamos que sejam seguidas as indicações de faixa etária.

 

Audiodescrição

Em alguns espetáculos do LU.CA, as pessoas cegas e com deficiência visual, poderão contar com sessões de audiodescrição onde, através de uma faixa narrativa adicional, se faz uma descrição objetiva de todas as informações que apreendemos visualmente (expressões faciais, ambiente cénico, etc.) e que não são percetíveis através da audição do texto. Esta descrição é feita no momento da apresentação, alinhada com as falas e a interpretação dos performers em palco.

Nestas sessões faz-se o reconhecimento prévio do palco, através de uma visita guiada em que, através do toque, os espectadores contactam com os materiais e as formas da cenografia, dos figurinos e restantes elementos em cena. O reconhecimento do palco acontece 1 hora antes do início do espetáculo.

 

Cães-Guia

Agradecemos que esta informação seja enviada antecipadamente de modo a garantir um lugar confortável reservado para ti e para o teu cão-guia.

 

Equipa de acolhimento

Para as apresentações com Audiodescrição e nas Sessões Descontraídas, haverá uma pessoa qualificada, da equipa do LU.CA, para receber o público. Este elemento estará disponível para prestar todas as informações, proporcionar um ambiente descontraído e acolhedor que permita às crianças, jovens e famílias o acesso a espetáculos, sem as restrições habituais das «regras do teatro».

 

Língua Gestual Portuguesa

Além das sessões de audiodescrição, o LU.CA integra na sua programação, sessões de espetáculos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

 

Conversas com os artistas

E se os autores partilhassem o que pensam, o que os inspira, as ideias e o que os motiva a criar?  E se os atores nos contassem como decoram todo o texto?  E se os bailarinos nos mostrassem como conseguem fazer aquele movimento? E se pudéssemos ver de perto os cenários? No LU.CA, acreditamos que é nesta partilha de saberes, na troca de conhecimento com as equipas artísticas que os espetáculos se tornam mais próximos do público. Por isso, sempre que é possível, organizamos uma sessão de conversa com os artistas.

 

 

LU.CA fora de portas

E se fosse o teatro a sair do próprio edifício? O LU.CA também vai às escolas fazer leituras, oficinas e conversas na órbita dos espetáculos que são apresentados no palco.


Última atualização: Janeiro 17, 2024