Informações

Acessibilidade

Acessibilidade

O LU.CA – Teatro Luís de Camões pretende afirmar-se como o Lugar de todas as Crianças, todos os Jovens e de todas as Artes. Por isso, a acessibilidade é uma das prioridades deste novo teatro que, apesar de ser para os públicos mais jovens, está de portas abertas a todos os que o queiram visitar.

Aqui indicamos, de forma mais detalhada, os aspetos nos quais trabalhamos para promover a acessibilidade física, social e intelectual.

 

Bilhetes

Os bilhetes podem sempre ser comprados online. No entanto, se preferir, pode dirigir-se à bilheteira do LU.CA, ligar para o número 215 939 100 ou enviar email para bilheteira@lucateatroluisdecamoes.pt que a Mafalda e a Rosa estarão disponíveis para explicar, detalhadamente, o processo de compra e reserva de bilhetes.

 

Bilhetes a preço reduzido

O LU.CA tem bilhetes a preço reduzido e vários descontos que permitem que todas/os tenham acesso ao teatro. Saiba mais informações aqui nas informações de bilhetes e reservas.

 

O site

O site do LU.CA foi criado e estudado para que fosse de fácil leitura. Construído através do olhar do utilizador, o site tem uma navegação intuitiva com uma linguagem pensada para chegar a todas/os. Cada imagem têm descrição alternativa para invisuais.

O site encontra-se em processo de revisão pela comAcesso, uma entidade certificada que trata de questões de acessibilidade web e digital.

 

Acesso a Mobilidade Reduzida

O LU.CA tem lugares reservados na plateia para pessoas com mobilidade reduzida. A reserva desses mesmos lugares deve ser feita por chamada telefónica ou por email para a bilheteira.

Devido ao carácter histórico do edifício e às características da sua requalificação, apenas é garantido acesso a cadeiras de rodas à planta do nível zero.

Dispomos de casas-de-banho adaptadas e de um lugar de estacionamento reservado para público com mobilidade reduzida, mesmo à frente da fachada do teatro.

Está a decorrer, neste momento, uma avaliação ao edifício, levada a cabo por uma entidade externa certificada em matéria de acessibilidades física, para que sejam feitas as alterações possíveis para garantir que todos possam usufruir de vários espaços do teatro.

 

Sessões Descontraídas

As sessões descontraídas são sessões de espetáculos que decorrem numa atmosfera mais descontraída e acolhedora, destinando-se a todos os indivíduos e famílias que preferem um ambiente mais descontraído num espaço cultural, por exemplo, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com perturbações do espectro do autismo, pessoas com deficiências sensoriais ou de comunicação.

São uma colaboração entre o teatro, as equipas artísticas, pais, cuidadores/as e acompanhantes.

Os espetáculos são previamente visionados por um especialista que, em diálogo com os/as artistas, procura encontrar o ajuste necessário para que a assistência seja o mais confortável possível para estes públicos, podendo implicar adaptações ao nível da iluminação, do som e no acolhimento ao público.

 

 

Guiões e mais informações

Para todas as sessões descontraídas existe um Guião produzido no teatro que pode ser descarregado do site antes da vinda ao teatro. Este informa sobre todos os detalhes do espetáculo e do edifício. Estas informações são também cuidadosamente adaptadas às várias idades para que cada espetáculo é recomendado. Aconselhamos, por isso, que sejam seguidas as indicações de faixa etária de cada espetáculo.

 

 

Audiodescrição

Para pessoas cegas e com deficiência visual em geral, em 2019 LU.CA terá o seu primeiro espetáculo com uma sessão de audiodescrição onde, através de uma faixa narrativa adicional, se faz uma descrição objetiva de todas as informações que apreendemos visualmente (expressões faciais, ambiente cénico, etc.) e que não são percetíveis através da audição. Esta descrição é feita no momento da apresentação do espetáculo, alinhada com as falas e a interpretação dos performers em palco.

Além disso, também se garante o reconhecimento prévio do palco, através de uma visita guiada em que, através do toque, se vão conhecer os materiais e as formas da cenografia, dos figurinos e restantes elementos em cena.

 

Cães-Guia

Cães de assistência são muito bem-vindos no LU.CA. Diga-nos com antecedência se vai trazer o seu cão para garantirmos que temos uma tigela com água e um lugar confortável reservado para si e para ele.

 

Equipa de acolhimento

Para as apresentações com Audiodescrição e nas Sessões Descontraídas, haverá uma pessoa qualificada da equipa da frente da casa que estará disponível para receber o público e para prestar todas as informações necessárias. Este assistente estará presente durante toda a visita ao teatro para proporcionar tranquilidade e um ambiente descontraído e acolhedor que permita às crianças, aos jovens e às famílias o acesso a espetáculos sem as restrições habituais das «regras do teatro».

 

Língua Gestual Portuguesa

O LU.CA assume um compromisso com a comunidade surda integrando, na sua programação, espetáculos com sessões com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa. (A LGP é uma das línguas oficiais de Portugal desde 1991.)

 

Espetáculos indicados para surdos

Fazem também parte da programação espetáculos com diálogos reduzidos, ou sem linguagem, mais centrados no aspeto visual, na expressão corporal e na mímica, sejam de teatro, dança, novo circo ou marionetas. Estas propostas, com forte componente visual e com pouca ou nenhuma linguagem usada, estão indicados para surdos.

 

Conversas com os artistas

E se os autores partilhassem o que pensam, o que os inspira, as ideias e o que os motiva a criar?  E se os atores nos contassem como decoram todo o texto?  E se os bailarinos nos mostrassem como conseguem fazer aquele movimento? E podemos ver de perto os cenários? No LU.CA, acreditamos que é nesta partilha de saberes, na troca de conhecimento com as equipas artísticas que os espetáculos se tornam mais próximos do público. Por isso, sempre que é possível, organizamos uma sessão de conversa com os artistas.

 

 

LU.CA fora de portas

E se fosse o teatro a sair do próprio edifício? O LU.CA também vai às escolas fazer oficinas e conversas na orbita dos espetáculos que são apresentados no palco.