Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web

Escolas

Sala de espetáculo cheia de crianças sentadas no chão.

Um dos principais objetivos do LU.CA é estabelecer uma relação de proximidade entre a arte contemporânea e as práticas educativas formais.

Acreditamos que a arte contemporânea é um dos pilares da cidadania cultural e que, só interagindo com os professores, os/as educadores/as, os/as responsáveis pela educação e a comunidade em geral e investindo nesta formação desde a primeira infância, conseguiremos construir um lugar onde se podem formar públicos críticos, criativos, atentos e participantes, alargando o seu sentido de liberdade.

A programação do LU.CA tem como foco central as artes performativas e procura ampliar a leitura sobre essas propostas através do cruzamento com outras linguagens artísticas como a ilustração, a fotografia, o design, a poesia, pensamento, as artes plásticas, entre outras.

Há um programa central, que decorre na sala de espetáculos, e um outro paralelo, que acontece pelos outros espaços do teatro e que, em alguns momentos, se desloca às escolas do concelho de Lisboa.

 

 

Para alguns espetáculos, temos preparados dossiês pedagógicos, disponibilizados aos/às educadores/as após visita ao teatro

Estes podem ser utilizados como uma ferramenta crítica e criativa para desenvolver processos de relação, exploração e apropriação da obra. Nestes dossiês, podem encontrar informação sobre o respetivo espetáculo, algumas propostas de atividades e sugestões de leituras. Podem descarregá-los na página de cada evento.

 

O LU.CA promove ainda uma aproximação à prática artística dentro da comunidade escolar através do concurso Labor– Laboratório de Teatro nas Escolas, a decorrer entre janeiro e junho, com apresentação final no palco do LU.CA. Este projeto pretende abordar e refletir sobre algumas questões do nosso tempo através do exercício das artes performativas.

 

 

As sessões escolares estão sujeitas a marcação prévia.

O Passaporte Escolar/Câmara Municipal de Lisboa pode apoiar na deslocação ao Teatro a grupos escolares do 1.º ciclo do ensino básico da cidade de Lisboa.

 

Preços

Espetáculos: €3 por aluno/ €1 para alunos carenciados

A entrada é gratuita para os acompanhantes de cada grupo.

 

Sobre o acesso de grupos escolares – COVID-19

No “novo normal”, queremos que se continuem a sentir confortáveis no LU.CA – Teatro Luis de Camões. As novas regras higiene e segurança do Teatro estão de acordo com a recomendações da Direção Geral de Saúde. Em caso de dúvida ou para esclarecimentos adicionais contacte: escolas@lucateatroluisdecamoes.pt

 

 

· É obrigatório o uso de máscara no interior do edifício para maiores de 10 anos;

· À entrada do teatro dispomos de tapetes de desinfeção para os pés e dispensadores automáticos de gel desinfetante para as mãos;

· A aquisição dos bilhetes deverá ser feita apenas por um elemento responsável pelo grupo escolar;

· A entrada e a saída da sala são feitas por portas diferentes e de forma faseada, por filas, sempre com a orientação dos assistentes de sala;

· A sala e respetivos lugares são higienizados antes de cada sessão;

· A lotação da sala de espetáculos do LU.CA foi reduzida a 50% para receber as escolas em segurança, com 1 cadeira de intervalo entre cada lugar e uma fila vazia entre grupos escolares diferentes;

· Cada grupo escolar será orientado por um elemento da equipa de frente sala aos seus lugares de forma faseada;

· Dentro da sala, antes do inicio do espectáculo, caso seja necessário a utilização do WC, as crianças da mesma turma serão agrupadas em grupos de 4 elementos e um adulto. Devem solicitar um apoio de assistente de sala que lhes indicarão qual a casa de banho disponível, já higienizada.

· Os wcs da entrada/foyer serão agora indiferenciados permitindo que a sua utilização seja feita apenas por uma turma.

· Após o início do espectáculo, as crianças ou jovens devem manter-se no lugar atribuído até ao final do espetáculo;

· Haverá um aviso sonoro no inicio do espectáculo que fará a referência à forma como deve ser feita a saída da sala de espectáculos.

· A sala de espetáculos tem acesso para pessoas com mobilidade condicionada;

· É pedido que todos cumpram a etiqueta respiratória.

 

Agradecemos desde já a colaboração de todos!

 

Para mais informações e reservas

Rosa Ramos

(+351) 919102716

escolas@lucateatroluisdecamoes.pt

De terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.