Os livros da Companhia Teatro do Eléctrico
Os livros da Companhia Teatro do Eléctrico
Os artistas de O Anel do Unicórnio – Uma Ópera em miniatura escolheram vários livros que orbitam à volta do espetáculo.
DESENHO LIVRE, de Andrés Sandoval, Planeta Tangerina
Desenho Livre é a primeira história gráfica deste autor e ele conta-nos a história assim:
«Um garoto vestido de chapéu em forma de lápis e de óculos de mergulho, passeia por inventários de substâncias coloridas, objetos e plantas enquanto explora o ato de desenhar.
O garoto reúne substâncias numa sequência numerada de cores que lembra uma cartilha escolar:
o preto de um pedaço de asfalto,
o branco dos ossos,
o vermelho do sangue,
o laranja dos telhados cerâmicos,
o amarelo do ouro,
o verde dos campos de futebol,
o azul da capela Scrovegni
e o violeta dos hematomas.
Mais adiante, ele encontra um jardim de plantas das quais extrai pigmentos:
o índigo do Japão,
o amarelo do Camboja,
o açafrão do Irã,
o vermelho-brasa do Brasil.»
Este é um livro a preto e branco, que pede que pegues em lápis e cor e acabes o trabalho. Não é obrigatório, mas apostamos que vais ter vontade!
HISTÓRIAS DA MÚSICA EM PORTUGAL, de Mário João Alves e Madalena Matoso, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa
Naquele país (adivinha qual) havia muitas coisas… Havia D. Diniz, Rei e muy poeta, havia um professor italiano de nome Scarlatti, um português chamado Bomtempo e outro chamado… Portugal!…
E havia Peixinhos, Graças, Coelhos e Mottas, debruçados sobre pianos e partituras, a compor… Estão prontos para descobrir a banda sonora de Portugal? Aqui a têm, para ler e ouvir, numa viagem magnífica.
A ORQUESTRA DOS MEUS AMIGOS, de Eliseo García, com tradução de Iria Taibo e Ana Gravata e ilustrações de Kasandra, Girassol
Em cada página do livro ouvimos um determinado instrumento, escolhido por cada um dos amigos da protagonista, a Marta. No final, ouvimos a orquestra inteira, composta pela Marta e por todos os seus amigos. Um livro para aprender mais sobre que instrumentos fazem parte de uma orquestra, tal como as que tocam nos teatros.
BRINCA COM O UNICÓRNIO, adaptação para Língua Portuguesa de Rita Amaral e ilustrações de Vanessa Matte, Porto Editora e SE VIRES UM UNICÓRNIO, adaptação para Língua Portuguesa de Sofia Slotboom e ilustrações de Stuart Lynch, Dom Quixote
Toda a gente diz que os unicórnios não existem. Mas quando pensamos neles – apesar de nunca os termos visto – conseguimos vê-los: têm cores berrantes e divertidas, uma crina, e um chifre mesmo no meio da cabeça. Além disso, o unicórnio é o animal oficial da Escócia. Sim, UM PAÍS tem como seu animal OFICIAL um UNICÓRNIO. Será que não existem mesmo?
A ÓPERA: OUTRA FORMA DE OUVIR, de Alexander Waugh, Editorial Estampa
Este livro é um guia didático que propõe caminhos de escuta para as principais óperas do repertório, algumas das quais estão mesmo citadas no Anel do Unicórnio – Uma Ópera em Miniatura, através de personagens-tipo, música e texto.
RECEITAS DE ÓPERA, de Diana Mendonça, 101 Noites – Criação de Produtos Culturais
Um livro curioso e cheio de humor, que correlaciona a comida e algumas receitas com óperas famosas, incluindo histórias divertidas e pouco conhecidas: por exemplo, a receita para preparar o prato preferido de Mozart, uma sopa de peixe que estava na moda na Áustria há 250 anos.