string(7) "#ffb408" Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web

Os livros da Companhia Teatro do Eléctrico

Os novos livros da Biblioteca do Público do LU.CA levam-nos a descobrir mais sobre a ópera, unicórnios e a liberdade no ato de desenhar

Os artistas de O Anel do Unicórnio – Uma Ópera em miniatura escolheram vários livros que orbitam à volta do espetáculo

 

DESENHO LIVRE, de Andrés Sandoval, Planeta Tangerina

 

Desenho Livre é a primeira história gráfica deste autor e ele conta-nos a história assim:

«Um garoto vestido de chapéu em forma de lápis e de óculos de mergulho, passeia por inventários de substâncias coloridas, objetos e plantas enquanto explora o ato de desenhar.

 

O garoto reúne substâncias numa sequência numerada de cores que lembra uma cartilha escolar:

 

o preto de um pedaço de asfalto,

o branco dos ossos,

o vermelho do sangue,

o laranja dos telhados cerâmicos,

o amarelo do ouro,

o verde dos campos de futebol,

o azul da capela Scrovegni

e o violeta dos hematomas.

 

Mais adiante, ele encontra um jardim de plantas das quais extrai pigmentos:

 

o índigo do Japão,

o amarelo do Camboja,

o açafrão do Irã,

o vermelho-brasa do Brasil.»

 

Este é um livro a preto e branco, que pede que pegues em lápis e cor e acabes o trabalho. Não é obrigatório, mas apostamos que vais ter vontade!

 

HISTÓRIAS DA MÚSICA EM PORTUGAL, de Mário João Alves e Madalena Matoso, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa

 

Naquele país (adivinha qual) havia muitas coisas… Havia D. Diniz, Rei e muy poeta, havia um professor italiano de nome Scarlatti, um português chamado Bomtempo e outro chamado… Portugal!…

E havia Peixinhos, Graças, Coelhos e Mottas, debruçados sobre pianos e partituras, a compor… Estão prontos para descobrir a banda sonora de Portugal? Aqui a têm, para ler e ouvir, numa viagem magnífica.

 

 

A ORQUESTRA DOS MEUS AMIGOS, de Eliseo García, com tradução de Iria Taibo e Ana Gravata e ilustrações de Kasandra, Girassol

 

Em cada página do livro ouvimos um determinado instrumento, escolhido por cada um dos amigos da protagonista, a Marta. No final, ouvimos a orquestra inteira, composta pela Marta e por todos os seus amigos. Um livro para aprender mais sobre que instrumentos fazem parte de uma orquestra, tal como as que tocam nos teatros.

 

 

BRINCA COM O UNICÓRNIO, adaptação para Língua Portuguesa de Rita Amaral e ilustrações de Vanessa Matte, Porto Editora  e  SE VIRES UM UNICÓRNIO, adaptação para Língua Portuguesa de Sofia Slotboom e ilustrações de Stuart Lynch, Dom Quixote

 

Toda a gente diz que os unicórnios não existem. Mas quando pensamos neles – apesar de nunca os termos visto – conseguimos vê-los: têm cores berrantes e divertidas, uma crina, e um chifre mesmo no meio da cabeça. Além disso, o unicórnio é o animal oficial da Escócia. Sim, UM PAÍS tem como seu animal OFICIAL um UNICÓRNIO. Será que não existem mesmo?

 

A ÓPERA: OUTRA FORMA DE OUVIR, de Alexander Waugh, Editorial Estampa

 

Este livro é um guia didático que propõe caminhos de escuta para as principais óperas do repertório, algumas das quais estão mesmo citadas no Anel do Unicórnio – Uma Ópera em Miniatura, através de personagens-tipo, música e texto.

 

RECEITAS DE ÓPERA,  de Diana Mendonça, 101 Noites – Criação de Produtos Culturais

 

Um livro curioso e cheio de humor, que correlaciona a comida e algumas receitas com óperas famosas, incluindo histórias divertidas e pouco conhecidas: por exemplo, a receita para preparar o prato preferido de Mozart, uma sopa de peixe que estava na moda na Áustria há 250 anos.