string(7) "#ffb408" Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web

O LU.CA no Spotify

Esta aventura começou a 1 de junho de 2020, no Dia da Criança, que é também o aniversário do LU.CA. Costumamos comemorar com bolo, limonada, amigos e música a tocar. Não sendo possível, convidámos o nosso público a fazer a festa connosco, mas em casa. E para fazer festas, é preciso música. E para escolher boa música, é preciso quem perceba dela.

 

 

Às vezes, parece que os animais nos percebem melhor do que os adultos. Em fevereiro de 2022, mês em que eles próprios dominam o palco do LU.CA, Celeste Mariposa traz-nos uma seleção de música colorida para dançar – com e sem adultos!

 

 

Ir à ópera não é – desde há 99 anos e meio – a ocupação preferida dos portugueses, especialmente dos mais jovens. Na playlist criada por Martim Sousa Tavares, encontram-se óperas cómicas e bem dispostas que serviram de inspiração na composição da partitura para “O Anel do Unicórnio”.

 

 

No final da terra começa a água: a beira-mar. Para seguir em frente, temos que mudar de meio. Usamos a música como esse novo meio e damos as boas-vindas à mudança, aos novos meios, ao novo ano letivo e aos ambientes aquáticos, para quem gosta simultaneamente de pés na terra e de navegar no mar. Uma playlist criada pelo músico e compositor Simão Costa.

 

 

Surma é o nome de uma tribo indígena da Etópia e da multi-instrumentista Débora Umbelino que, de Leiria, chega ao LU.CA para colorir o fim da temporada 2020/21. Despedimo-nos com músicas que te vão levar a viajar pelo Universo, até que em setembro nos encontremos outra vez!

 

 

1 de junho é dos nossos dias favoritos: é o Dia Mundial da Criança, o teatro completa 3 aniversários e, este ano, é dia de estreia no LU.CA! As escolhas musicais são do Teatro Praga, que apresenta hoje MACBAD, a última peça da trilogia inspirada em William Shakespeare. Parabéns para todos!

 

 

Ninguém sabe como vai ser a próxima revolução – nem se vai acontecer – mas já se sabe que não vai passar na televisão. Enquanto esperamos, o músico Luís Varatojo dá-nos música para antes, durante e depois do Dia da Liberdade.

 

 

Em março, mês do regresso da primavera, convidámos a cantora Sallim para criar uma coletânea de músicas que nos fazem florescer.

 

 

Em fevereiro, convidamos o DJ Tiago Miranda para fazer uma Playlist para Brincar com o Carnaval.

 

 

2021 começou com esse desejo de inventar um novo ano. Para isso, pedimos a ajuda de Dino D’Santiago que juntou nesta playlist vozes de mulheres e canções que nos falam de AMOR, ESPERANÇA, de uma VIDA NOVA, cheia de AFETOS e COISAS BONITAS. Esta primeira playlist do ano é ainda mais especial, porque o músico decidiu doar o cachet à Associação de Mulheres Cabo-verdianas na Diáspora em Portugal.

 

 

Chegou o Natal de 2020: mágico, com certeza memorável e reinventado. Para começar a preparar a data ou para usar como banda sonora nos dias 24 e 25, a radialista Inês Meneses selecionou este sortido fino para ti! Boas Festas!

 

 

A música questiona-nos, pode mudar o nosso estado de espírito e até já iniciou revoluções. Mas, afinal, qual é o seu poder? Para descobrir, convidámos o radialista Pedro Ramos, que escolheu 26 músicas poderosas. Esta é uma proposta integrada no Ciclo Poder, que aconteceu em novembro de 2020 no LU.CA.

 

 

O LU.CA vai de férias, mas despedimo-nos de ti em grande! Para nos ajudar a aguentar o calor dos próximos meses, convidámos o músico (e por vezes também DJ) Benjamim, que escolheu a dedo mais de uma hora e meia de música para ouvir durante os meses quentes. Boas férias e até setembro!

 

 

A (tele)escola acaba hoje e queremos que entres de férias com o pé direito. Por isso, convidámos a Raquel Castro, diretora artística e programadora do festival Lisboa Soa, que te traz músicas para ouvir na praia, aos pulos, sem olhar para o ecrã e com os cabelos ao vento no carro dos teus pais.

 

 

O LU.CA faz dois anos e, além dele, também tu estás de parabéns. Hoje é Dia Mundial da Criança! Por isso, convidámos os Bandido$ – uma dupla de DJs amigos do LU.CA – para nos darem música neste dia especial. Este é um dos nossos presentes para ti.