Os livros escolhidos pela Márcia e pela Ana
Os livros escolhidos pela Márcia e pela Ana
Obrigado a todos!
Uma criança decide agradecer a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, marcaram a sua vida. Dentre elas, sua família, vizinhos, professores e outras figuras do seu cotidiano. O livro sublinha a importância de reconhecer e apreciar os ensinamentos daqueles que nos rodeiam.
“Dentro do coração guardamos pessoas, lembranças dessas pessoas e por vezes histórias cheias de detalhes acerca de coisas que vivemos com essas mesmas pessoas.”
Quando a tristeza chama.
O livro trata do sentimento de tristeza a partir do ponto de vista de uma criança. Esta procura entender sozinha, sem a ajuda de adultos, os seus sentimentos e aprender a lidar com sua tristeza de uma forma mais natural.
“A tristeza faz parte da vida. Quando o coração fica triste é importante e saudável não o censurar. Conversar com a tristeza pode acalmar e aquecer o coração.”
Hoje sinto-me.
O livro acompanha os sentimentos da personagem de A a Z. É um abecedário poético que liga as palavras às imagens pintadas a aguarela e a tintada-china.
“Podemos sentir tantas coisas diferentes. Podemos sentir coisas diferentes ao mesmo tempo. Que confusão. Saber identificar o que sentimos pode ajudar a perceber melhor o que fazer com o que se sente.”
A flor vai ver o mar
Este livro é um dos quatro que têm como personagem principal Flor-Maria Flor. É um livro poético, que brinca com as sonoridades das palavras.
“A amizade, a aventura e risco face ao que parece impossível alimenta um coração-coragem, um coração-selvagem.”
Porque bate o coração.
Neste livro, uma série de perguntas sobre o coração –seu funcionamento e sua importância para a vida – são respondidas de forma simples e ilustrada.
“O coração também é físico, anatômico, músculo, tendões, sangue, vasos, átrios… mesmo assim é poético.”
Márcia Lança
fotografia de Alípio Padilha