Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site

Os livros do António

António Jorge Gonçalves
Fotografia de António Jorge Gonçalves de perfil em cena no espectáculo Válvula.

SUBWAY ART, Martha Cooper e Henry Chalfant, Thames & Hudson

Talvez o mais importante livro sobre graffiti porque a autora acompanhou e fotografou bem de perto a cena de Nova Iorque desde os anos 70 do século XX.
Está aqui tudo: a atitude irreverente dos writers, a originalidade dos seus estilos, as razões porque o fizeram, a perseguição pelas autoridades.
Quando foi publicado pela primeira vez, em 1983, tornou-se imediatamente um livro de culto, inspirando milhares de jovens pelo mundo todo (como, por exemplo, os famosos Gémeos de São Paulo) a fazerem os seus próprios graffitis.

 

AS AVENTURAS DE TOM SAWYER, Mark Twain, Civilização Editora

Tom Sawyer e o seu parceiro Huckleberry Finn são dois rapazes, reis da transgressão. Neste livro clássico com mais de 100 anos, encontramos as mais variadas estratégias para fugir às coisas chatas e aborrecidas, partindo em busca do mistério, do perigo e da aventura.
Uma leitura muito divertida e realista sobre as atitudes absurdas que os adultos pretendem ensinar aos jovens e sobre a forma criativa e arriscada que Tom e Huck encontram para lhes escapar.

 

HÁ CLASSES SOCIAIS, Equipo Plantel, Joan Negrescolor, Orfeu Negro

Aqui dentro percebemos como funciona o mundo. Como uns têm (quase) tudo, outros muito pouco, e outros nem tanto. Como os poucos a quem não falta nada querem que aqueles a quem falta tudo assim continuem. Como podemos lutar para que, no mundo, toda a gente possa ter acesso, em igualdade, à escola, à saúde e às oportunidades de trabalho. E de como isso é possível se formos generosos uns com os outros e não pensarmos apenas naquilo que cada um de nós quer da vida.

 

WORLD PRESS CARTOON 2018 (catálogo), vários, Edição da Câmara Municipal das Caldas da Rainha

World Press Cartoon é a mais importante exposição de cartoon político, os desenhos que são publicados em jornais e revistas sobre temas da atualidade.
Com humor, simplicidade e inteligência, os cartoonistas conseguem explicar os grandes acontecimentos mundiais seguindo o famoso lema de que “uma imagem vale mais que mil palavras”.

 

DESENHOS EFÉMEROS, António Jorge Gonçalves, Orfeu Negro

Este livro documenta os meus espectáculos de desenho digital ao vivo nos últimos 16 anos, com músicos, atores e bailarinos. Estes acontecimentos ocorreram em todo o tipo de lugares, desde salas pequenas até fachadas de grandes edifícios. Fi-lo para explicar o método que uso e os desafios que me apareceram quando comecei a usar uma nova linguagem. Com ele, gostaria de inspirar outros a fazê-lo à sua maneira.