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Teatro

Um Tigre-Lírio é Difícil de Encontrar

Alex Cassal
15,16, 21, 22, 23, 28, 29, 30 setembro

Informações técnicas

Famílias

15,16, 22, 23, 29, 30 setembro 16:30

Sessão descontraída

23 setembro 16:30

Escolas

21, 28 set 10:30, 14:30

Conversa com os artistas

16 set 16:30

Sugestão etária

+7

Preços

€3 crianças e jovens
€7 maiores 18
descontos aplicáveis

Sinopse

Dois rapazes e duas raparigas fogem para a floresta. A floresta! Lugar de mistério e encantamento, descanso e aventura, jogos e armadilhas. Nas suas trilhas sinuosas, pode-se dar de caras com um duende ou uma rainha disfarçada de pirata, um animal selvagem ou um ator a ensaiar distraidamente as falas do seu papel. A floresta é o território de seres que vivem entre mundos diferentes e nunca serão capturados, como esta perigosa fera feita de imaginação e garras: o Tigre-Lírio.

 

Um Tigre-Lírio é Difícil de Encontrar é um espetáculo sobre a infância, a imaginação e o teatro. Os habitantes desta floresta podem passar sem transição de um estado a outro, de uma personagem a outra, da ficção à realidade, do quotidiano ao impossível. Imaginamos um espetáculo como uma espécie de ser híbrido que muda de forma, cresce para fora do palco e ameaça até engolir a plateia inteira. Queremos que os espetadores saiam do teatro a pensar: «Isto aconteceu mesmo ou eu sonhei?».

 

 

Uma lembrança para começar a viagem

O ponto de partida para esta expedição na floresta foi uma memória de infância. Cresci, nos anos 70, numa pequena cidade do sul do Brasil. Morávamos num bairro residencial com muitas praças e parques próximos. Eu e os outros miúdos do prédio passávamos os dias à solta, testando os limites da instrução materna de «não saiam de perto de casa e não se atrasem para o jantar». Saltávamos muros e nos esgueirávamos por portões para chegar a pequenas áreas onde a relva se misturava com ervas daninhas e as árvores enchiam o chão de folhas. Uma vez, descobrimos um jardim abandonado ao fundo de uma casa em ruínas que era como um pedaço de uma floresta tropical transplantado magicamente para o meio da cidade – sons de bichos, árvores altas, pequenas trilhas tomadas por cipós e trepadeiras, uma sensação de estar longe de tudo.

Também lembro da excecional ocasião em que fizemos uma longa jornada até uma praça mais distante, onde encontraríamos o escorrega mais alto da cidade. Passámos a tarde dando voltas por ruas em bairros que não conhecíamos sem pedir indicações aos adultos (porque, obviamente, isso é uma coisa que não se deve fazer), entrámos em becos sem saída, perdemo-nos e fomos perseguidos por um cão. Afinal, achámos a praça que tinha um escorrega de tamanho perfeitamente normal, claro. E chegámos atrasados e sujos para o jantar.

Tive vontade de fazer um espetáculo sobre esta sensação de desconhecido e descoberta, de perigo e cumplicidade.

 

— Alex Cassal

 

 

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Fotografia: LU.CA/Alípio Padilha

Informações artísticas

Dramaturgia e encenação
Alex Cassal

Criadores-intérpretes
Alfredo Martins, Binete Undonque, Crista Alfaiate e Daniel Pizamiglio

Assistente de encenação
Kelly Freitas

Assistente de dramaturgia
Joana Frazão

Direção de movimento
Márcia Lança

Desenho de luz
Tomás Ribas

Cenário
Aurora dos Campos

Figurinos
Ana Carolina Lopes

Assistente de cenografia
Saulo Santos

Produção Executiva
Daniela Ribeiro e Paula Diogo

Coprodução
Má-criação

Coprodução e Encomenda
LU.CA Teatro Luís de Camões

Apoios:
Museus da Universidade de Lisboa, Jardim Botânico Tropical; Direcção Municipal da Estrutura Verde, Ambiente e Energia, divisão de Espaços Verdes