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Ópera

O Anel do Unicórnio – uma ópera em miniatura

Ana Lázaro, Martim Sousa Tavares e Ricardo Neves-Neves
1 a 8 outubro 2023
Cantora Cátia Moreso vestida com uma camisa de dormir de cetim rosa e uma touca.

Informações técnicas

Famílias

1, 5, 7 e 8 outubro: 11h30

Escolas

4 outubro: 10h30
6 outubro: 10h30 e 14h30

Sessão descontraída

7 outubro: 11h30

Sessão com LGP

7 outubro: 11h30

Classificação etária

M/6

Público alvo

A partir dos 6 anos

Duração

60 min

Preço Escolas

€3 < 18 anos / €1 escolas TEIP / Acompanhantes isentos

Preço Famílias

€3 < 18 anos / €7 > 18 anos / Descontos aplicáveis

Descrição

Pedro Patê sente-se enfadado por viver dentro de uma ópera que nunca acaba. Mas rapidamente vai descobrir que na ópera não há limites para o imprevisto!

Sinopse

Pedro Patê é um rapaz enfadado pela sua invulgar sorte: filho de dois cantores de Ópera vive ele próprio dentro de uma Ópera que nunca acaba, com a música de fundo de uma Orquestra que pauteia cada gesto que faz. Aborrecido com esta condição, e farto de ouvir ininterruptamente árias, cavatinas, intermezzos e afins (imagine-se o que é ser-se acompanhado por uma Orquestra quando se quer simplesmente ler um livro de Banda desenhada, tomar banho, ou fazer chichi), ou de ser arrastado para aventuras épicas ou intrigas e tropelias pelo seu Pai Bellini Bel Canto (um ex-barbeiro em Sevilha) e a sua Mãe Faustina Balão, uma verdadeira Diva barroca (não confundir com “diva barroco”, ela fica muito zangada!), Pedro Patê sonha com a possibilidade de vir a ser Ilusionista e descobrir o truque que roube as cantorias das bocas da sua família apenas com um estalar de dedos!

 

Até que um dia, o gato de estimação de Faustina Balão: Don Giovanni al Latte, desaparece misteriosamente. Precisamente no dia em que Bellini Bel Canto e Faustina Balão celebram as Bodas de Prata. Afinal, na Ópera não há limites para o imprevisto!

 

História visual que acompanha a sessão descontraída de O Anel do Unicórnio – uma ópera em miniatura

 

Informações artísticas

Libreto
Ana Lázaro

Música
Martim Sousa Tavares

Encenação
Ricardo Neves-Neves

Interpretação
André Henriques, Cátia Moreso, Sílvia Filipe (cantores) e André Magalhães (actor)

Ensemble
Afonso Gaspar (flauta), Ana Aroso e Rebeca Csálog (harpa), Mrika Sefa (piano eléctrico e sintetizador), Francisco Cipriano (percussão), Helena Silva (violino), Miguel Menezes e João Lobo (contrabaixo e baixo eléctrico)

Maestro
Martim Sousa Tavares

Apoio de Voz e Texto
João Henriques

Cenografia
Henrique Ralheta

Assistente de Cenografia
António Muralha

Construção de Cenografia
Carpintauto

Máquinas de Desenhar
Mill - Makers in Little Lisbon

Figurinos
Rafaela Mapril

Confecção
Lígia Garrido e Helena Jardim

Ilustrações de palco
José Cruz

Caracterização e Cabelos
Cidália Espadinha

Desenho de Luz
José Álvaro Correia

Som
Pontozurca

Art Designer
José Pinheiro

Fotografia Promocional
Estelle Valente

Teaser
Eduardo Breda

Assistência de Encenação
António Ignês e Juliana Campos

Comunicação e Assessoria de Imprensa
Mafalda Simões

Produção TdE
Andreia Alexandre

Produção Executiva TdE
Eliana Lima e Carolina Varela

Produção Culturproject
Nuno Pratas

Assistente estagiária de Produção
Eliana Lima

Difusão
José Leite

Media Partners
Rádio ZigZag e RTP2

Parceiros
Billyboom, Convento Inn and Artist Residencies - convento.pt, Frescos Produções, Make it Happen, Pecosita-Pepito, CML/Pelouro da Cultura no âmbito do RAAML/Polo Cultural Gaivotas

Coprodutores
LU.CA - Teatro Luis de Camões, Cineteatro Louletano, Centro Cultural Vila Flor, Centro de Arte de Ovar, 23 Milhas - Ílhavo, Centro Cultural Malaposta, Culturproject e Teatro do Eléctrico

O Teatro do Eléctrico é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura / Direcção Geral das Artes, pelo Cineteatro Louletano/Câmara Municipal de Loulé e pela Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista