Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web
Ópera

O Anel do Unicórnio – uma ópera em miniatura

Ana Lázaro, Martim Sousa Tavares e Ricardo Neves-Neves
1 a 8 outubro 2023
Cantora Cátia Moreso vestida com uma camisa de dormir de cetim rosa e uma touca, fotografada de baixo para cima (contrapicado). Encontra-se de braços abertos e de frente para o observador enquanto canta. No topo, à esquerda, encontra-se o maestro com os braços ao nível da cintura.

Informações técnicas

Famílias 1, 5, 7 e 8 outubro: 11h30
Escolas 4 outubro: 10h30
6 outubro: 10h30 e 14h30
Sessão descontraída 7 outubro: 11h30
Sessão com LGP 7 outubro: 11h30
Classificação etária M/6
Público alvo A partir dos 6 anos
Duração 60 min
Preço Escolas €3 < 18 anos / €1 escolas TEIP / Acompanhantes isentos
Preço Famílias €3 < 18 anos / €7 > 18 anos / Descontos aplicáveis

Pedro Patê sente-se enfadado por viver dentro de uma ópera que nunca acaba. Mas rapidamente vai descobrir que na ópera não há limites para o imprevisto!

Pedro Patê é um rapaz enfadado pela sua invulgar sorte: filho de dois cantores de Ópera vive ele próprio dentro de uma Ópera que nunca acaba, com a música de fundo de uma Orquestra que pauteia cada gesto que faz. Aborrecido com esta condição, e farto de ouvir ininterruptamente árias, cavatinas, intermezzos e afins (imagine-se o que é ser-se acompanhado por uma Orquestra quando se quer simplesmente ler um livro de Banda desenhada, tomar banho, ou fazer chichi), ou de ser arrastado para aventuras épicas ou intrigas e tropelias pelo seu Pai Bellini Bel Canto (um ex-barbeiro em Sevilha) e a sua Mãe Faustina Balão, uma verdadeira Diva barroca (não confundir com “diva barroco”, ela fica muito zangada!), Pedro Patê sonha com a possibilidade de vir a ser Ilusionista e descobrir o truque que roube as cantorias das bocas da sua família apenas com um estalar de dedos!

 

Até que um dia, o gato de estimação de Faustina Balão: Don Giovanni al Latte, desaparece misteriosamente. Precisamente no dia em que Bellini Bel Canto e Faustina Balão celebram as Bodas de Prata. Afinal, na Ópera não há limites para o imprevisto!

 

Informações artísticas

Libreto Ana Lázaro
Música Martim Sousa Tavares
Encenação Ricardo Neves-Neves
Interpretação André Henriques, Cátia Moreso, Sílvia Filipe (cantores) e André Magalhães (actor)
Ensemble Afonso Gaspar (flauta), Ana Aroso (harpa), Mrika Sefa (piano eléctrico e sintetizador), Francisco Cipriano (percussão), Helena Silva (violino), José Almeida e Miguel Menezes (contrabaixo e baixo eléctrico)
Maestro Martim Sousa Tavares
Apoio de Voz e Texto João Henriques
Cenografia Henrique Ralheta
Assistente de Cenografia António Muralha
Construção de Cenografia Carpintauto
Máquinas de Desenhar Mill - Makers in Little Lisbon
Figurinos Rafaela Mapril
Confecção Lígia Garrido e Helena Jardim
Ilustrações de palco José Cruz
Caracterização e Cabelos Cidália Espadinha
Desenho de Luz José Álvaro Correia
Som Pontozurca
Art Designer José Pinheiro
Fotografia Promocional Estelle Valente
Teaser Eduardo Breda
Assistência de Encenação António Ignês e Juliana Campos
Comunicação e Assessoria de Imprensa Mafalda Simões
Produção TdE Andreia Alexandre
Produção Executiva TdE Adriana Gonçalves
Produção Culturproject Nuno Pratas
Assistente estagiária de Produção Eliana Lima
Difusão José Leite
Media Partners Rádio ZigZag e RTP2
Parceiros Billyboom, Convento Inn and Artist Residencies - convento.pt, Frescos Produções, Make it Happen, Pecosita-Pepito, CML/Pelouro da Cultura no âmbito do RAAML/Polo Cultural Gaivotas
Coprodutores LU.CA - Teatro Luis de Camões, Cineteatro Louletano, Centro Cultural Vila Flor, Centro de Arte de Ovar, 23 Milhas - Ílhavo, Centro Cultural Malaposta, Culturproject e Teatro do Eléctrico
O Teatro do Eléctrico é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura / Direcção Geral das Artes, pelo Cineteatro Louletano/Câmara Municipal de Loulé e pela Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista