Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web
Oficina

Mini-gabinetes de curiosidades marinhas

Ana Pêgo
15 a 23 julho 2023
Uma palma da mão aberta sobre a qual estão diversos itens, nomeadamente conchas ou pequenos objetos de plástico.

Informações técnicas

Famílias 15 e 22 julho: 15h30
16 e 23 julho: 10h30
Público-alvo Crianças dos 7 aos 9 anos, sem participação de adultos
Duração 2 horas
Número máximo de participantes 12 crianças
Preço €5 (preço único)
Devido às características do edifício, o acesso de pessoas com mobilidade condicionada ao entrepiso do teatro não é possível.

Vamos criar juntos mini-gabinetes de curiosidades com objetos trazidos das explorações pelas nossas praias e investigar a história de cada um.

Durante a época das grandes explorações marítimas surgiram os “gabinetes de curiosidades” que eram os lugares onde se colecionava uma grande variedade de animais e objetos raros e desconhecidos trazidos de “outros mundos”. Uma ida à praia pode ser uma expedição à procura de objetos e seres desconhecidos. Nesta oficina, vamos criar mini-gabinetes de curiosidades com objetos trazidos das explorações pelas nossas praias e investigar a história de cada um… O que é? De onde veio? Para que serve? … Carapaças de animais, algas, sementes, madeira, pedaços de vidro e, como não podia deixar de ser… Plasticus maritimus!

 

Ana Pêgo

Teve a sorte de morar mesmo ao lado da praia. Foi ali que aprendeu a gostar do mar. Estudou Biologia Marinha e Pescas e trabalhou vários anos em projetos de investigação na Universidade do Algarve e no Laboratório marítimo da Guia em Cascais. Desde 2012 tem-se dedicado sobretudo a projetos de educação ambiental, onde combina a ciência com a arte, com o objetivo de dar a conhecer a vida dos mares e sensibilizar as pessoas para a conservação dos oceanos. Foi neste contexto que em 2015 criou o projeto Plasticus maritimus no âmbito do qual tem realizado oficinas, formações e exposições por todo o país e no estrangeiro. Em 2018, com Isabel Minhós Martins, escreveu o livro “Plasticus maritimus, uma espécie invasora” que é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e está editado em 11 idiomas.

 

 

Informações artísticas

Conceção e orientação Ana Pêgo