Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site
Pensamento

Mini-Conferência para Miúdas e Miúdos Curiosos sobre a Utopia

André Leonor
18, 19, 20, 21 outubro
André Leonor, ator-orador da Miniconferência para Miúdas e Miúdos Curiosos Sobre a Utopia, flecte o tronco para a direita. Os seus braços dobram pelo cotovelo e as mãos estão abertas pela altura da cabeça. Na parede de trás, vêm-se fotografias de várias personalidades: Martin Luther King, Hannah Arendt, o menino com o cravo do 25 de Abril, entre outros.

Informações técnicas

Para famílias 20, 21 outubro 16:30
Para escolas 18, 19 outubro 10:30
Sugestão etária +8
Duração aprox. 30'
Preços €2 para todos

Sinopse

É possível explicar o que é a utopia às crianças? Como se faz? Será que conseguimos juntar um conteúdo tão específico a uma linguagem artística que o possa descomplicar?

Este é o desafio. Através de um teatro-conferência, ancorado no universo da não-ficção, o orador-artista vai procurar apresentar o mundo e os seus discursos ao público mais jovem, desconstruindo habilmente um conceito complexo e difícil com o qual nos cruzamos no dia a dia.

 

Não há os projetores nem os slides característicos das tradicionais conferências. Há uma mesa, um sofá, sumo de laranja, um extraterrestre, um orador. Nesta miniconferência, o ponto de partida é o mundo das crianças, o que torna a comunicação possível, mais rica e, principalmente, mais motivante e divertida.

 

André Leonor é licenciado em Filosofia e Psicologia, professor e autor de manuais escolares do ensino secundário. Trabalha a filosofia para crianças desde 2006. A sua ligação mais direta ao teatro surge através da Escola Profissional de Teatro de Cascais, onde é professor desde 2014. Produziu o texto e fez a sua interpretação na primeira Miniconferência para Miúdas e Miúdos Curiosos no Teatro Maria Matos, em maio de 2017.

 

Ciclo 10 espetáculos de 10 anos do Programa para Crianças e Jovens do Teatro Maria Matos

Dossiê pedagógico para a Mini-Conferência para Miúdas e Miúdos Curiosos sobre a Utopia

 

Fotografia: LU.CA/Alípio Padilha

Informações artísticas

Texto e interpretação André Leonor
Apoio à dramaturgia Maria Gil
Encomenda Teatro Maria Matos