Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site
Pensamento

Miniconferência para Miúdas e Miúdos Curiosos: Para que serve a cultura?

José Maria Vieira Mendes
17, 18, 19, 20 janeiro
Bilhetes

Informações técnicas

Para famílias 19, 20 janeiro 16:30
Para escolas 17, 18 janeiro 10:30
Sugestão etária +9
não é permitida a entrada a crianças com -3 anos. Pf, consulte decreto-lei*. Obrigada
Duração aprox. 40'
Preço €3 para todos

Sinopse

A cultura serve para mudar? E, quando muda a cultura, o que é que acontece à cultura? A cultura cultiva? Ou é um culto? E acaba? Quando é que começou? Cultura é passado? É antiga? Então para que serve hoje a cultura? Qual cultura? A dela? Ministério da Cultura? Políticas culturais? Agentes culturais? Culturas culturais da cultura culta? Que palavras são estas? Já não sei o que estou a dizer. São muitas perguntas, muitas, a que esta mini-conferência não promete dar resposta. Mas quer fazer perguntas, quer questionar a cultura. Será que é para isso que a cultura serve?

José Maria Vieira Mendes escreve maioritariamente peças de teatro, mas também publicou ensaios e textos curtos de ficção. Faz traduções literárias, escreveu dois libretos para ópera e trabalha ocasionalmente com artistas plásticos. É membro do Teatro Praga e responsável pela direção artística da Rua das Gaivotas 6, espaço cultural em Lisboa. As suas peças foram traduzidas em mais de uma dezena de línguas. Publicou peças (Teatro em 2008 e Uma coisa em 2016), ficção (Arroios, Diário de um diário em 2015), ensaio (Uma coisa não é outra coisa em 2016) e ficção para a infância (O Taco, o Paco e eu em 2004 e Quem sou eu? em 2016).

 

Integra o ciclo As crianças, um teatro e uma cidade.

 

*ao abrigo do art.º 26 do decreto-lei 23/2014 de 14 fevereiro. «Os menores de três anos só podem assistir aos espetáculos classificados “Para todos os públicos” desde que a lotação do recinto seja reduzida em 20%».