Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web
Oficina

Manifesta-te

Leonor Bettencourt Loureiro
1 – 13 julho
Retrato de Leonor Bettencourt Loureiro a segurar uma bola de basquetebol

Informações técnicas

Famílias 1 – 13 jul (seg a sex):
14h30 às 18h30
sugestão etária 15 - 17 anos
preço €60
inscrição prévia com lotação limitada
apresentação final 13 de julho (sáb) às 21h

Sinopse

A internet tornou quase tudo possível e qualquer pessoa pode fazer um filme! Já não há desculpas. Mas, se qualquer um o pode fazer, o que é que o torna especial?
Durante duas semanas, inspirados por ideias e experiências do mundo atual e futuro, os participantes realizam um intenso trabalho de criação de um filme ou de uma peça de videoarte, através das técnicas DIY, de colagem e stop-motion,entre outras. Ao longo do processo, contamos com a participação de músicos e djs ligados ao ativismo e à emancipação dos jovens.
E no fim? «Manifestejamos» com a apresentação da obra produzida e um concerto dado pelos artistas convidados, como forma de celebrar o fim da temporada.

 

Escrita criativa, videoarte, colagem e stop-motion.

 

Apresentação final dia 13 de julho, sábado, às 21h.

 

-Leonor Bettencourt Loureiro

Leonor Bettencourt Loureiro é uma realizadora premiada que pertence a uma nova geração de criativos multitasking. Olha para o mundo em busca de inspiração e conduz os seus projectos seguindo uma ética do it yourself. Nasceu em 1993 no Porto, estudou na Escola António Arroio em Lisboa, passou pelas Belas Artes, também em Lisboa, tirou o curso de Realização de Cinema e Televisão na Restart, em 2012, e consumou os estudos de realização e produção na Academia RTP 3.0, onde criou e realizou o programa #Hashtag da RTP2.
Actualmente trabalha como realizadora freelancer e assina como LBL. Já trabalhou na RTP, Antena 3 e na FIM, realiza videoclips para várias bandas nacionais, faz filmes de moda editoriais e de marca que já lhe valeram dois prémios de Melhor Filme no FFF, entre 2017 e 2018, ou filmes para o MAAT, Negócio – ZDB or Teatro Lu.ca., ainda assim, o cinema continua a falar mais alto.
Leonor acredita em fazer as coisas de que gosta, rodeada de boas pessoas, e acima de tudo gosta de desafios e de fazer as coisas acontecer.

 

– Teresa Vieira
Jornalista, Crítica de cinema no Cineuropa e Colaboradora freelance de festivais de cinema.

 

– Isilda Sanches
Começou no Cinema, mas é como Locutora e Divulgadora Musical que se estabeleceu, passando pela Blitz, XFM, Voxx e Oxigénio. Actualmente, faz emissão diariamente na Antena 3 e colabora frequentemente com o Observador.

 

– Sara Feio
Ilustradora e coordenadora do Curso Anual de Ilustração para os Novos Media na Escola de Tecnologia, Inovação e Criação (ETIC) desde 2016.

 

– Catarina Branco
Vinda do Oeste, a Catarina Branco não toca hard-rock, hip-hop ou música de dança. A sua música não é muito jazzy nem tem gritos distorcidos. Não traz uma orquestra de 80+ músicos dirigida por um maestro de alto gabarito. Metaleiros não vão aos concertos dela. Há quem diga que é queer-pop-fofinho.

 

– Bejaflor
Uma pequena criatura que habita a floresta do pop, onde pulsam ritmos quebrados, vozes e harmonias sintetizadas por José Mendes, um jovem produtor nascido em 1999.

 

– Nuno Beats
De “Bagdad” (Rinchoa, Rio de Mouro, periferia de Lisboa), em apenas 2 anos, a RS Produções fez-se notar. Nuno Beats, de 17 anos, é presença assídua na Noite Príncipe em Lisboa, entre outros, e estreou-se fora de portas no início deste ano no clube Trill da sala Razzmatazz em Barcelona.

 

– Violet
Produtora e Dj, co-fundadora da Rádio Quântica e residente na MINA.

 

– Oficina Loba

Gonçalo Duarte e Gonçalo Constanza, formados em Artes com foco na Serigrafia, e conhecimentos adicionais em diferentes técnicas de impressão, esta dupla cria e produz os seus próprios projetos ou encomendas em edições limitadas. Todas as impressões são realizadas de forma tradicional, manualmente.

 

– João Reis
Produtor e Realizador,  trabalha em Cinema, Televisão, Publicidade e Moda.

 

– Pedro Covas
Director de Fotografia e Realizador, trabalha em Cinema, Televisão, Publicidade e Moda.

 

– Tiago Galvão
Director e Operador de Som, trabalha em Cinema, Publicidade e Televisão.

 

– Lola Carvalho
Maquilhadora, trabalha em Cinema, Televisão, Publicidade e Moda.

 

– Carolina Machado
Stylist,  trabalha em Cinema, Televisão, Publicidade e Moda.

 

Informações artísticas

Coordenação Leonor Bettencourt Loureiro
Convidados Teresa Vieira, Isilda Sanches, Sara Feio, Catarina Branco (Maternidade), Bejaflor (Maternidade), Nuno Beats (Príncipe Discos), Violet, Oficina Loba, João Reis, Pedro Covas, Tiago Galvão, Lola Carvalho, Carolina Machado