Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web
Teatro

25 por 3

Escola Artística António Arroio e Escola Secundária Gil Vicente
28 a 30 abril 2023
Ensaio na Escola Gil Vicente do espectaculo “ 25 por 3 “ projeto de partilha dos estudantes de duas escolas da cidade de Lisboa, escola Secundária Gil Vicente ( alunos do curso profissional de interpretação actor / actriz ) e Escola Artistica Antonio Arroio ( alunos do Curso de Producao Artistica ) que transformam uma selecao de poemas escritos antes e depois da Revolucao dos Cravos ( 25 de Abril ) numa performance evocativa do poder da memoria e da transformacao.

Para a comunicacao do teatro Luis de Camoes , Lu.Ca LUCA .

Lisboa , 20 de Abril de 2023 .

©Enric Vives-Rubio

Informações técnicas

Escolas 28 abril: 10h30 e 14h30
Famílias 29 abril: 16h30
30 abril: 11h30 e 16h30
Classificação etária M/12
Público alvo A partir dos 12 anos
Duração 20 min (aprox.)
Entrada livre (mediante levantamento de bilhetes no próprio dia do evento, no máximo de 6 por pessoa)
Não são aceites reservas

Uma revolução que é celebrada com o nome de uma flor só podia ser um ato poético. Já a pintora Vieira da Silva o mostrava no famoso quadro
que pintou após o 25 de Abril de 1974 e no qual inscreveu a frase “A poesia está na rua”. No projeto 25 por 3, a poesia está em palco e no gesto
de partilha dos estudantes de duas escolas da cidade de Lisboa, que transformam uma seleção de poemas escritos antes e depois da Revolução dos
Cravos numa performance evocativa do poder da memória e da transformação.

 

Sobre o projeto

O projeto que está na base do espetáculo 25 por 3 procura implementar um modelo de trabalho tripartido entre o LU.CA e duas escolas cujas áreas de ensino se complementam e por isso também se completam, nomeadamente o curso profissional de interpretação actor / actriz da Escola Secundária Gil Vicente e a especialização em Realização Plástica do Espectáculo do Curso de Produção Artística da Escola Artística António Arroio, ambas de Lisboa. A criação desta proposta performativa para apresentação em palco resulta da articulação entre as duas turmas, que se traduz num processo criativo e numa criação artística comum que juntou dezenas de estudantes.

 

O curso de Interpretação da Escola Secundária Gil Vicente inclui alunos e alunas com necessidades educativas específicas, com o objetivo de estabelecer a igualdade de possibilidades e oportunidades.

 

 

 

Integrado na programação das Festas de Abril 2023

Cravo vermelho com as palavras Festas de Abril em cima, a preto
Integrado na I Bienal Cultura e Educação do Plano Nacional das Artes

 

 

 

Informações artísticas

Interpretação Ana Beatriz Coelho, Débora Mendes, Décia Tavares, Isabella Ocheje, Nathanael Mourão, Ruben Soares, Vânia Cruz, Vitória Faria (alunos do Curso Profissional de Interpretação / Ator / Atriz da Escola Secundária Gil Vicente, com a direção cénica de Miguel Simões)
Cenário e figurinos Arthur Moreira, Éola Lopes, João Neto, Madalena Serôdio, Mafalda Fernandes, Maria Vaz, Mariana Mira, Marta Lopes, Matilde Milhões Maia, Patrícia Santos, Sara Guterres, Sara Silva, Sofia Martins (Alunos da Especialização em Realização Plástica do Espetáculo do Curso de Produção Artística da Escola Artística António Arroio, orientados por Hugo F. Matos, Rita Anahory, Sérgio Reis)
Seleção de poemas Rita Taborda Duarte
Produção Produção LU.CA – Teatro Luís de Camões
Agradecimentos Museu do Aljube – Resistência e Liberdade