Jump to main content Sitemap
The Theatre

History

Fachada do LU.CA -Teatro Luís de Camões com as portas fechadas

Com um olhar no futuro e numa vontade de ampliar o trabalho de formação de públicos para as artes, Lisboa tem agora um teatro exclusivamente dedicado à programação artística para os mais novos.
O LU.CA é o primeiro Teatro Municipal do país com uma programação artística dedicada exclusivamente às crianças e aos jovens. Nasceu dia 1 de junho de 2018 na Calçada da Ajuda, no dia Mundial da Criança, com a convicção de que o teatro é feito por todos. Temos o desejo secreto de que todas as crianças conheçam o LU.CA, temos a certeza que ele vai gostar muito de as conhecer.

 

A 10 de Junho de 1880, o teatro foi inaugurado com o seu novo nome Teatro Luiz de Camões, pelo novo proprietário João da Cunha Açúcar com a peça Camões e Jau. Doze anos depois, Joaquim Maria Nunes torna-se o novo proprietário do teatro e decide colocar as suas iniciais na fachada do edifício – no entanto não teve grande sucesso. Em 1912, o Teatro é já propriedade do Município de Lisboa e passa a ser a sede do Belém Club, uma coletividade recreativa que aqui se manteve até 2015, cujos bailes a vizinhança guarda na memória.

Quase três séculos depois, e com uma história rica e variada, o Teatro Luís de Camões reabre renovado agora como o Lugar para as Crianças para os Jovens e para as Artes.
O Teatro Luís de Camões tem um programa regular dedicado à criação contemporânea com especial foco nas artes performativas, teatro, dança, performance, novo circo e ao seu encontro com outras formas de expressão artística. Propõe uma experiência de relação com o próprio desenho do edifício e desafia a sua função para o entendimento de que a arte se afirma em diferentes formatos e reflete novas leituras sobre o mundo.

 

Sejam bem-vindos ao LU.CA que é o renovado Teatro Luís de Camões.