Jump to main content Sitemap
The Theatre

Mission

Fachada do LU.CA -Teatro Luís de Camões.

O LU.CA – Teatro Luís de Camões pretende afirmar-se como polo dinamizador e lugar de referência em Portugal para a criação, apresentação e fruição da produção contemporânea para crianças e jovens, investindo em padrões de qualidade e exigência.

 

Tendo como foco central do programa a relação com a função nuclear do edifício, que é a apresentação performativa, teatro, dança e performance, o LU.CA pretende desafiar estes limites e estabelecer relações com outros formatos e manifestações artísticas como a fotografia, o design, a ilustração, a poesia, as artes plásticas, o novo circo. Deste modo, procura promover o entendimento de que a arte contemporânea se afirma de diferentes formas, contamina e é contaminada, interpela e procura possíveis leituras sobre tópicos relevantes deste tempo.

 

O LU.CA é também um lugar para os artistas e por isso, para além do acolhimento da produção nacional e internacional, faz convites regulares para a criação procurando novos conceitos e formas de expressão, que surpreendam, desafiem e questionem através de enunciados atuais e/ou reinventados de modo a ampliar diferentes leituras sobre o mundo.

 

O LU.CA quer ser um espaço de formação e reflexão que promove o encontro de ideias, que interpela, interroga auxilia na procura de possíveis resposta: um lugar onde se formam públicos, críticos e criativos para as artes e para cultura e onde se investe nessa relação desde a primeira infância.