Jump to main content Sitemap
Info

Accessibility

O LU.CA – Teatro Luís de Camões é o Lugar de todas as Crianças, todos os Jovens e todas as Artes. A preocupação com a acessibilidade é uma das prioridades deste novo Teatro Municipal cujo foco é o público mais jovem, mas abrindo sempre portas a todos os que nos queiram visitar.

A preocupação em tornar o LU.CA acessível é transversal a todos níveis do Teatro. Desde o exterior do teatro até à programação, passando pela arquitetura do espaço, as atividades paralelas e à maneira como nos apresentamos ao público. É verdade que o edifício tem algumas limitações, mas estamos a trabalhar no sentido de as superar.

É um objetivo do LU.CA moldar-se às necessidades de todos, abrir as portas não só à cidade, mas ao mundo e, não só receber dentro das portas do edifício, mas também sair e ir ao encontro das crianças, dos jovens, das escolas, dos educadores, dos pais. O LU.CA pertence a todos e é sua missão permitir que todos os espetáculos, oficinas e outros programas sejam acessíveis a qualquer pessoa. Abaixo, poderão encontrar informação detalhada sobre todos os aspetos no qual trabalhamos a acessibilidade física, social e intelectual.

 

 

Bilhetes

Os bilhetes podem sempre ser comprados online. No entanto, se preferir, pode dirigir-se à bilheteira do LU.CA, ligar para o número 215 939 100 ou enviar email para bilheteira@lucateatroluisdecamoes.pt que a Mafalda e a Rosa estarão disponíveis para explicar, detalhadamente, o processo de compra e reserva de bilhetes.

 

 

O site

O site do LU.CA foi criado e estudado para que fosse de fácil leitura. Construído através do olhar do utilizador, o site tem uma navegação intuitiva com uma linguagem pensada para chegar a todos. Todas as imagens têm descrição alternativa para invisuais.

 

 

Acesso a Mobilidade Reduzida

O LU.CA tem lugares reservados na plateia a pessoas com mobilidade reduzida, para que possam ver as peças em programa. A reserva desses mesmos lugares deve ser feita por chamada ou email para a bilheteira.

Devido à estrutura arquitetónica do edifício, o LU.CA apenas consegue dar acesso a pessoas com mobilidade reduzido à planta do nível zero. No entanto, estamos a trabalhar no sentido de superar esta barreira que impede algumas pessoas de conhecer o nosso Entrepiso e o Bar.

O LU.CA tem também reservado, à porta do Teatro, um lugar de estacionamento para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

 

 

Sessões Descontraídas

As sessões descontraídas são sessões de teatro, música, dança, cinema, entre outros, que decorrem numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com regras mais tolerantes no que diz respeito ao movimento e ao barulho na plateia. Os espetáculos são previamente visionados por um especialista que, em diálogo com os artistas, procura encontrar o ajuste necessário para que a assistência ao espetáculo seja o mais confortável possível para estes públicos, podendo implicar alterações a nível de iluminação, som, etc. e no acolhimento do público.

Destinam-se a todos os indivíduos e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído num espaço cultural (por exemplo, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com condições do espectro autista, pessoas com deficiências sensoriais ou de comunicação).

As sessões descontraídas procuram reduzir os níveis de ansiedade e tornar a experiência mais agradável. São uma colaboração entre teatros, equipas artísticas, pais, cuidadores e acompanhantes para que todas as pessoas possam usufruir do mesmo espetáculo. Por essa razão, aconselhamos que sejam seguidas as indicações de faixa etária dos espetáculos.

Todas as sessões descontraídas são acompanhadas de um guião produzido no teatro que pode ser descarregado previamente e informa sobre todos os detalhes do espetáculo e do edifício.

Para mais informações consulte: https://acessocultura.org/servicos/sessoes-descontraidas/

 

 

Língua Gestual Portuguesa

Desde 1997 que a LGP é uma das línguas oficiais de Portugal. O LU.CA assume um compromisso com a comunidade surda integrando na sua programação espetáculos com sessões com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Fazem ainda parte da programação do LU.CA espetáculos com diálogos reduzidos, mais centrados na expressão corporal e na mímica. Dança, novo circo, mímica e outros são algumas das categorias de peças que sobem a cena no LU.CA.

 

 

Audiodescrição

Para pessoas com deficiência visual, o LU.CA integra sessões com audiodescrição de espetáculos para que, através da descrição objetiva de todas as informações que apreendemos visualmente (expressões faciais, ambiente cénico, etc.) e também do reconhecimento prévio do palco, seja possível presenciar estes espetáculos. A mesma será feita no momento de apresentação do espetáculo, alinhadas com as falas e a interpretação dos performers em palco.

 

 

Conversas com os artistas

E se os autores partilhassem o que pensam, o que os inspira, as ideias e o que os motiva a criar?  E se os atores nos contassem como decoram todo o texto?  E se os bailarinos nos mostrassem como conseguem fazer aquele movimento? E podemos ver de perto os cenários? No LU.CA, acreditamos que é nesta partilha de saberes e troca de conhecimento com as equipas artísticas que as peças se tornam mais próximas do público. Por isso, todas as peças têm uma sessão com conversa com os artistas, para incentivar o diálogo entre artistas e espetadores.

 

 

Bilhetes a preço reduzido

O LU.CA tem bilhetes a preço reduzido e vários descontos que permitem que todos tenham acesso ao teatro. Saiba mais informações aqui, nas informações de bilhetes e reservas.

 

 

LU.CA fora de portas

E se fosse o teatro a sair do próprio edifício? O LU.CA também vai às escolas fazer oficinas e conversas na orbita dos espetáculos que são apresentados no palco.