Ciclo João Fazenda inicia em novembro

Ciclo João Fazenda inicia em novembro

Ciclo João Fazenda inicia em novembro

Entre 30 outubro e 11 novembro, a programação do LU.CA – Teatro Luís de Camões será integralmente dedicada ao ciclo João Fazenda. Oficinas, teatro e uma exposição constituem este ciclo transdisciplinar.
Histórias com Retratos é uma oficina concebida por João Fazenda que leva o LU.CA às escolas. Para crianças com mais de seis anos, procura partir de um retrato fotográfico e transformá-lo num desenho, criando uma narrativa musicada à volta da história da fotografia trazida de casa.
O espetáculo Retrato Falado ocupa a plateia do LU.CA para dar a conhecer a vida do Jorge, um menino que vive dentro de uma moldura muito especial numa casa cheia de fotografias. Este espetáculo – com manipulação de imagem ao vivo por João Fazenda, texto de Pedro da Silva Martins e música e narração de Bruno Humberto – recorre a meios muito simples para contar uma história sobre as imagens, a memória e a liberdade da imaginação. Tudo isto é feito à vista do público, o que permite que se assista ao espetáculo e, em simultâneo, se veja como é feito.
“Cola”, “tira”, “pinta”, “preenche” são as palavras de ordem para esta instalação que todos podem completar juntando algo de seu às ilustrações do artista. A exposição inaugura no dia 30 de outubro e fica em permanência no Entrepiso do LU.CA até ao final do ciclo.
João Fazenda é um ilustrador português cuja prática se divide entre ilustração, desenho, animação, banda desenhada e pintura. Estudou design gráfico e formou-se em Belas Artes pela Faculdade de Letras de Lisboa antes de se dedicar à criação de imagens para uma variedade de histórias e formatos. O seu trabalho explora a relação entre o desenho e a narrativa nos seus mais variados aspetos.

 

Fotografia: EGEAC/José Frade