string(7) "#ef8567" Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web

Ciclo Eleições

21 de setembro a 6 de outubro

Este ciclo procura esclarecer, motivar interesse e inventar zonas de conversa e discussão com o público mais jovem sobre uma matéria que implica com todos – As Eleições. Para que é que servem as eleições, em teoria até já sabemos mas a sua importância parece não se ver refletida no momento em que somos chamados a votar ou seja a escolher. Por acharmos que faltam espaços de diálogo e de explicação e discussão sobre o valor e a importância do ato eleitoral e a sua relevância para o nosso futuro, passamos à pratica.
Através de diferentes formatos, procuramos fazer um programa que não privilegia, não ataca, não defende, nem escolhe mas explica. Todos são importantes para o futuro de todos.

 

Sobre a democracia representativa

A democracia representativa que é o sistema politico que existe no nosso país, é feita com a participação de todos, para que depois todos ou quase todos estejam de acordo com quase tudo.

 

“É por isso que se organizam eleições. Os que pensam da mesma maneira, ou de forma parecida, juntam-se. Os que têm outras opiniões fazem o mesmo. Cada grupo forma um partido politico. E idealmente os diferentes partidos políticos representam o que todo o país pensa, quer e deseja.

Com os seus programas, os partidos apresentam-se a todos para verem quem é o eleito para governar. E, então há eleições…

Todos têm de participar. Todos têm de votar. Em Portugal podes votar a partir dos 18 anos.

Há pessoas que pensam de uma forma, outras de outra forma. As pessoas que votam ouvem bem os argumentos de cada um e escolhem. Claro que isto tem uma escala muito maior dado que estamos a falar de um país e das decisões que se tomam para o futuro desse mesmo país ou este mesmo país.

(..) Votar é muito importante porque através do voto dizemos o que achamos ou pelo menos escolhemos entre os vários candidatos qual é o que nos representa melhor.”

 

in“Como pode ser a democracia”, Equipo Plantel, editora Orfeu Negro, 2017

 

Fazem parte deste ciclo:

Concerto Pré-eleitoral “Mais alto!”

Baile de Discos Pedidos

Oficina “É bom mandar?”

Miniconferência sobre democracia

Leituras encenadas

 

 

Download do programa completo do ciclo