Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site

Ciclo As crianças, um teatro e uma cidade

O LU.CA – Teatro Luís de Camões é o primeiro espaço em Portugal exclusivamente dedicado às artes performativas para a infância e para a adolescência. Esta responsabilidade levou-nos a criar o ciclo As crianças, um teatro e uma cidade para, em conjunto com outros programadores para crianças e jovens, artistas, educadores, académicos e as próprias crianças, refletir sobre o papel das crianças nas opções culturais das cidades e o papel do teatro (enquanto espaço cultural e artístico) na comunidade e no território educativo.
Desenhámos, assim, um programa para os mais novos e um outro dirigido a todos os que desejam participar na construção do conhecimento sobre práticas culturais para a infância nas cidades, no contexto do desenvolvimento das crianças e da promoção da cidadania que é constituído por:

 

Uma cidade das crianças, instalação tridimensional em papel e cartão de uma cidade imaginária concebida pelo coletivo Oupas!. Esta cidade é para meninos e meninas, mas aqui também cabem adultos.

 

Miniconferência para Miúdas e Miúdos Curiosos: Para que serve a cultura?
Nesta miniconferência, o escritor José Maria Vieira Mendes fará muitas, muitas perguntas em torno daquilo a que chamamos cultura. Não promete dar respostas. Mas como ter respostas para as perguntas que nunca fizemos?

 

Leituras de uma biblioteca espetacular, com João de Brito e Miguel Fragata. O Entrepiso do LU.CA tem uma seleção regular de livros relacionados com os espetáculos do Teatro. É aí que, sentados nos sofás ou esticados em almofadas, vamos escolher um livro para ser lido em voz alta por quem o sabe fazer.

 

Na masterclass Territórios Educativos e a Transformação Social, Helena Singer, especialista brasileira em Educação e Direitos Humanos, vem falar-nos de territórios educativos. Nestes territórios, as condições para a formação de cidadãos autónomos e participativos nas decisões que afetam a sua comunidade estão garantidas. Mas quais as condições que possibilitam estes territórios?

 

Na conferência As crianças, um teatro e uma cidade, com a curadoria de Liliana Coutinho e Susana Menezes, vamos ouvir e pensar em conjunto sobre como criar, construir e programar para e com as crianças e adolescentes, as opções culturais que existem para esta faixa da população e as implicações que têm nas cidades. Como fomentar uma educação integral, na qual escolas, comunidades familiares (ou outras) e instituições culturais intervenham? Que contributos tem o trabalho para crianças e adolescentes trazido aos artistas? E, acima de tudo, o que pensam as crianças e adolescentes de tudo isto? Como podem contribuir para a construção de um espaço que é delas?

 

O festival PLAY apresenta uma sessão que vem explorar a o dia a dia das cidades e o que por lá se passa. Que mistérios ainda estarão por descobrir?

 

Para mais informações, consulta o Programa.