LU.CA vence Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara

LU.CA vence Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara
O LU.CA – Teatro Luís de Camões voltou a ser distinguido com um Prémio Acesso Cultura desta vez o de Linguagem Clara. A distinção foi atribuída aos guias concebidos por Joana Rita Sousa, filósofa (e perguntóloga), fundadora do projeto Filocriatividade, para a exposição Uma assembleia de Assembleias, que fez parte da programação do LU.CA no final de 2024.
Com design do V-A Studio, os três guias de apoio à exposição, adaptados a diferentes faixas etárias, sugeriam desafios e atividades a partir de recriações do hemiciclo da Assembleia criadas por ilustradores nacionais para a coleção Missão: Democracia (editada pela Assembleia da República).
O júri do prémio destacou “a importância do estímulo precoce à aprendizagem dos valores da democracia, à participação política e à cidadania” e a “pedagogia implícita nos exercícios propostos, como aprender a escutar e a alcançar consensos, ambos pilares fundamentais para o exercício da liberdade.”