string(7) "#ef8567" Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web

4 anos de LU.CA!

Quase sem darmos por isso, o LU.CA – Teatro Luís de Camões sopra as velas de mais um aniversário. Foram quatro anos que, vistos de longe, parecem ter passado a flutuar como uma bola de sabão. Por isso enchemos o palco de espuma e mergulhamos em Le Petit Bain, o espetáculo que escolhemos para comemorar esta data.

 

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança e o dia de aniversário do LU.CA, sobe ao palco esta criação do encenador francês Johanny Bert na qual um bailarino se torna um escultor de espuma, criando massas frágeis, paisagens e uma série de personagens efémeros. Le Petit Bain, para maiores de 3 anos, baseia-se em conceitos concretos, reconhecíveis pelas crianças, mas que também abrem um campo de jogo para a imaginação. O espetáculo pode ser visto no LU.CA de 1 a 3 de junho, com sessões para famílias e escolas.

 

Ainda no dia do aniversário do teatro, o LU.CA inaugura uma pequena grande exposição. A6 x Muitos é o título da exposição coletiva, comissariado pela Ó! Galeria, que pode ser visitada no entrepiso do teatro até 17 de junho. Composta por dezenas de obras originais em formato A6, a exposição quer reforçar a importância dos pequenos gestos. As ilustrações em formato reduzido, (criadas por diversos autores como Carolina Celas, Yara Kono, Mariana a Miserável ou Tiago Galo, entre outros) formam um todo diverso, através de diferentes técnicas, várias ideias e pontos de vista.

 

O mês do aniversário reserva ainda mais duas propostas. No fim de semana de 4 e 5 de junho, o Festival PLAY traz a longa-metragem dinamarquesa Um Outro Mundo. O filme, para maiores de 12 anos, acompanha a grande aventura de Johan em busca do Rei das Penas.

 

Nos dois últimos fins de semana de junho vamos pôr as mãos à obra e refletir sobre o nosso planeta na oficina Os Pequenos ARTivistas, de Ana Pêgo. A cada hora que passa, chegam aos oceanos cerca de de mil toneladas de plástico. De forma a alertar para este problema ambiental, os pequenos ARTivistas do LU.CA vão criar uma obra e deixar um compromisso com plástico trazido da praia. As oficinas com a autora do livro Plasticus Maritimus acontecem nos dias 18 e 19 e 25 e 26 de junho.