Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web

Os livros do Raimundo Cosme

Biblioteca do Público
Fotografia de cena do ator Raimundo Cosme com um objeto cenográfico que é uma nuvem branca, em frente da cara.

Raimundo Cosme escolheu vários livros que orbitam à volta do espetáculo “A Árvore Branca”

 

Things Organised Neatly, Austin Radcliffe, Universe
Queríamos que este espetáculo pensasse sobre o lugar das coisas. Não o lugar que cada coisa pode ter, mas sobre “o lugar esperado para cada coisa”. Mais do que inspiração, este livro serviu-nos de guia – um guia visual de organização de coisas, para, aqui, voltarmos a desorganizar, organizar de outra forma, uma não organização sem forma.

 

O que fazer com uma ideia, Kobi Yamada, ilustração de Mae Besom, Zero a Oito
Fazemos espetáculos por várias razões. Principalmente fazemos espetáculos por termos muitas perguntas. Mas, então, que fazer com essas perguntas? Perguntar. E fazer mais espetáculos. (Nota de rodapé: isto não é uma receita; não se podem organizar estas coisas). Este livro tem muitas mas muitas das perguntas que temos sempre na cabeça.

 

Verde, História de Uma Cor, Michel Pastoureau, Orfeu Negro
Todas as coisas têm história. Todas as coisas vêm de um lugar. Todas as coisas têm significado. Mesmo as cores têm uma história, vêm de um lugar, têm muitos significados. Esta é a história da cor verde, dos seus significados ao longo da história e dependendo dos
lugares.

 

Uma Noite Caiu Uma Estrela, David Machado, ilustração de Paulo Galindro, Alfaguara
Este é um livro que foi ilustrado quase, exclusivamente, a preto e branco (com algumas nuances de vermelho). Foi uma grande inspiração para pensar uma ideia a duas cores.

 

O Menino e a Nuvem, Luísa Ducla Soares, ilustração de Rafaello Bergonse, APCC
Nunca inventamos nada completamente. Mesmo quando trabalhamos ideias  nossas, já muitas ideias foram feitas, de muitas formas em muitos tempos diferentes. E nada  disto é um problema. Na verdade é fundamental perceber-se que não chegámos aqui  sozinhos. Este livro também é sobre uma nuvem. Muitas pessoas pensaram sobre nuvens,  árvores, verde, branco, sobre a importância de decidir ser-se único e feliz.