Os livros do Gato Pintor
Os livros do Gato Pintor
O Gato Pintor é um projeto musical da autoria de João Monge e Manuel Paulo. É composto por 14 canções inéditas que de uma forma simples retratam diversas realidades da vida de qualquer criança e não só.
Na realidade a simples observação do universo infantil, foi o que serviu de base às canções e imaginário do Gato Pintor. Nada é tão maravilhoso como a espontaneidade infantil onde não existem filtros nem preconceitos e padrões, sejam eles quais forem.
A sede de descoberta é permanente e o universo infantil é de facto um mundo onde tudo pode ter lugar.
Assim, escolhemos estes livros, como poderíamos ter escolhido tantos outros, onde se fala no respeito e amor pelo outro, na solidariedade, na aventura, no amor pelos animais…
Neste concerto, para pessoas pequenas e também para pessoas grandes, o Gato Pintor leva-nos no seu pincel a visitar palhaços que voam para dentro de luas, reis sem coroa e sem ouro nos seus castelos no ar, e deixa-nos perguntas importantíssimas sobre o porquê de nós, os humanos, sermos os únicos animais que usam sapatos. Onde nos leva este gato? Onde vamos aterrar? Enquanto o Gato Pintor não parar de pintar com sete cores e com sete notas que já estão no arco-íris dos sons, nós não paramos de voar. O piano é uma casinha, o tambor tem lá dentro um coração e a guitarra é como nós, tem cintura e tem cabeça.
E Não nos falta nada.
O GATO E O ESCURO, de Mia Couto, ilustração de Danuta Wojciechowska, ed. Editorial Caminho
VALENTE VALENTINA / MIGHTY VALENTINA, de Andreia Nunes, ilustração de Rachel Caiano, ed. Editorial Caminho
GATO PINTOR, de João Monge e Manuel Paulo, ilustração Catarina Pé-Curto com Beatriz Mendes e Francisca Silva, ed. SPAUTORES
QUANDO EU NASCI, de Isabel Minhós Martins, ilustração de Madalena Matoso, ed. Planeta Tangerina
METADE METADE, de Isabel Minhos Martins, ilustração de Madalena Matoso, ed. Planeta Tangerina