Os livros do FIMFA Lx25

Os livros do FIMFA Lx25
Montanhas, de Madalena Matoso, ed. Planeta Tangerina
Este grande livro convida-nos a tornarmo-nos pintores! Faz-nos subir montanhas e respirar ar puro! Mas será mesmo assim? A partir das pistas ou descrições que se encontram em cada página, és convidado a seguir o espírito das obras e criar o que falta para as acabar. E vai ser precisa muita imaginação. No espetáculo Anatopias, fazemos uma exploração do corpo humano, a partir da natureza, e também existem montanhas. Tudo é criado ao vivo, ou melhor, pintado ao vivo! Que tal tentares fazer o mesmo?
O Ponto, de Peter H. Reynolds, ed. Bruaá
O espetáculo Ponto, ponto, ponto inspira-se na história de uma criança que planta três pontinhos que crescem, transformando-se em linhas, e que se tornam nos seus melhores amigos. Este livro também parte de um ponto, para dar confiança a uma menina chamada Vera, que tem medo de desenhar. Mas a partir do momento em que faz um ponto numa folha em branco, tudo vai mudar…
O Balãozinho Vermelho, de Iela Mari, ed. Kalandraka
Neste livro não existem palavras, só ilustrações, que revelam o processo de transformação de um balão em outras coisas ou objetos. O espetáculo Em Suspenso também não tem palavras, e revela a transformação de um balão num balão-marioneta, com a ajuda de uma trapezista. Assistimos ao seu crescimento e a muitas peripécias. Achas que também consegues fazer um balão-marioneta?
Porque Bate o Coração?, de João Paisana Lopes e Carolina Antunes Silva, ed. Booksmile
Conheces o teu coração de cor e salteado? Eras capaz de o desenhar e pintar? Mas sabes porque bate o coração? E o sangue, como circula no corpo? Por que não podemos viver sem ele? No espetáculo Anatopias também veremos o coração e as artérias, mas parecem rios ou ramos. Será que as árvores têm coração? Inspira-te no espetáculo e tenta agora desenhar como imaginas o teu coração: tum-tum…?
Impossível, de Catarina Sobral, ed. Orfeu Negro
Nos espetáculos do FIMFA acontecem coisas impossíveis! Ficamos de boca aberta e a pensar na magia que foi feita para acontecer o que vimos no palco. No mundo real também há muitas coisas estranhas e que não parecem verdade. Este livro tem a solução para o que sempre quiseste saber sobre a história do universo, das partículas, dos dinossauros e até das estrelas! Parece impossível, mas não é!
Eu vou ser, de André Letria, ed. Pato Lógico
Um espetáculo pode ter todo o tipo de personagens! Não têm de ser pessoas, também podem sair da nossa imaginação ou dos nossos sonhos, e serem a mistura de muitas coisas ou animais. Este livro também não é um livro normal, é como um jogo. Desafiamos-te a criares um número gigantesco de personagens incomuns e diferentes. E que tal tentares inventar uma história a partir delas?