Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação

Os livros do FIMFALx24

Estes são os livro da Biblioteca do Público do LU.CA escolhidos pela Rute Ribeiro e pelo Luís Vieira, diretores do FIMFA - Festival Internacional de Marionetas.

BICHOS DIVERSOS EM VERSOS, de António Manuel Couto Viana, ed. Misericórdia do Porto – Centro Professor Albuquerque e Castro

Nos espetáculos do FIMFA participam muitos animais construídos em vários materiais, desde papel a madeira, e com tamanhos diferentes! Até temos um Circo de Insetos, manipulados por muitos fios. Os versos deste livro dão vontade de fazer sons e de rir muito com as peripécias curiosas destes animais. Tens alguma história com um animal que pudesse ser contada em verso? Pode ser inventada! É só ter a ideia de uma mão-cheia de animais que pudessem caber numa meia.

 

O MUNDO AO CONTRÁRIO, de Atak, ed. Planeta Tangerina

Este livro é fascinante! Está tudo, mas mesmo tudo ao contrário! Os barcos circulam nas estradas, os ratos caçam gatos, os carros voam nos céus e muito mais… Isto também acontece nos espetáculos do FIMFA, onde a imaginação não tem limites! Temos um circo com grandes artistas que são insetos, uma campainha de bicicleta que procura a sua bicicleta e vive muitas aventuras, e uma cama que parece conter o mundo dos sonhos!

 

VERSOS DE FAZER Ó-Ó, de José Jorge Letria com ilustrações de André Letria, ed. Clube do Autor

No espetáculo Apneia existe uma cama especial, onde se passam muitos acontecimentos quando as personagens do espetáculo se preparam para dormir. Neste livro cheio de versos, o FIMFA lança o desafio de ilustrares cada verso… e teres um sono sem medos, mas cheio de sonhos com muitas viagens mirabolantes!

 

BOA NOITE!, de Pierre Pratt, ed. Orfeu Negro

A hora de dormir tem muito que se lhe diga e são cumpridos muitos rituais. O Sr. Silva antes de ir para a cama gosta de se despedir de tudo, desde a perna, ao casaco e até dos seus dentes… E tu? O que costumas fazer? O casal do espetáculo Apneia também tem as suas manias…

 

KÉ IZ TUK?, de Carson Ellis, ed. Orfeu Mini

Esse ano temos um Circo de Insetos no FIMFA! Só que estes insetos são marionetas de fios e fazem muitos truques e números de encantar! Neste livro, os insetos não são artistas de circo, e vivem outras aventuras. A autora do livro inventou uma nova língua, e ao ler este livro, tentamos decifrar o que dizem e como se organizam até à surpresa final. Consegues identificar quais dos insetos do livro aparecem no Circo?

 

A ORQUESTRA DOS MEUS AMIGOS, de Eliseo García com ilustrações de Kasandra, ed. Girassol

Um grupo de amigos resolve reunir-se e criar uma orquestra. Se tocasses um instrumento qual irias escolher? Achas que conheces todos? Os sons e a música ajudam a criar ambientes e a ilustrar uma história, como acontece no espetáculo Ring-Ring, e levam-nos por esta viagem mágica. Qual o instrumento que gostavas de tocar?