Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação

Os livros de Uma Outra Bela Adormecida

Há novos livros na Biblioteca do Público do LU.CA, escolhidos por Beatriz Brás, Francisco Lourenço e Martim Sousa Tavares
Livros em cima de uma mesa de madeira

Beatriz Brás, Francisco Lourenço e Martim Sousa Tavares escolheram vários livros que orbitam à volta do espetáculo Uma Outra Bela Adormecida.

 

A BELA ADORMECIDA NO BOSQUE, de Charles Perrault e Gustave Doré (ilustrações), ed. Global

É o ponto de partida da Agustina, que inspirou a sua obra e inspira a nossa versão

Escolha de Beatriz Brás

 

O JOGO DO MUNDO (RAYUELA), de Julio Cortázar, ed. Cavalo de Ferro

Este é um dos livros mais importantes de Cortázar, em que o autor vai mais longe na exploração da literatura enquanto ferramenta que pode ser manuseada tal como um brinquedo. Os significados, as expectativas, tudo pode ser dobrado pela imaginação fértil do autor, tal como a do leitor que segue atento o desenrolar destas narrativas.  Agustina Bessa-Luís aborda Perrault um pouco neste espírito, com a abertura e desenvoltura necessárias para despentear um pouco a ordem instaurada num velho conto que vem sendo contado da mesma forma há muitos anos.

Escolha de Martim Sousa Tavares

 

O PEQUENO ECO, de Al Rodin, ed. Fábula

Um livro que explora a memória herdada e a memória partilhada, nomeadamente através das bagagens de livros que lemos e de histórias que conhecemos. Também com o espectáculo Uma outra Bela Adormecida pretendemos brincar com o lugar-comum das histórias muito conhecidas e passadas de mão em mão, questionando alguns dos seus significados.

Escolha de Martim Sousa Tavares

 

TROCA-TINTAS, de Gonçalo Viana, ed. Orfeu Negro

É um livro que brinca com o que é esperado de uma história e se auto-referência constantemente, tal como este conto da Bela Adormecida.

Escolha de Francisco Lourenço

 

CALIBÃ E A BRUXA, de Silvia Federici, ed. Orfeu Negro

Historiadora feminista, contextualiza o período da caça às bruxas através da relação entre magia e trabalho doméstico.

Escolha de Francisco Lourenço