Os livros de Roda-Viva (a Menina e o Círculo)

Os livros de Roda-Viva (a Menina e o Círculo)
Círculo, de Mac Barnet com ilustrações de Jon Klassen, ed. Orfeu Negro
A aventura das formas. Podem os triângulos, quadrados e círculos ter vida?
A grande viagem do pequeno Mi, de Sandro William Junqueira e Rachel Caiano, ed. Caminho
Este foi o livro que me fez finalizar a equipa do espetáculo. Descobri as pessoas certas nas imagens da Rachel Caiano e nas palavras do Sandro William Junqueira. Com poucas palavras o Mi, embarca numa viagem, a mais rica de todas, a viagem da imaginação.
O Brincador, de Álvaro Magalhães com ilustrações de Cátia Vidinhas, ed. Porto Editora
Começamos esse processo por brincar com as palavras. Das palavras nascem coisas. Dos desenhos nascem coisas. Das coisas nascem outras coisas. Brincar com o corpo, o jogo do faz de conta. Brincar pela vida fora. É sempre a brincar que descobrimos o que vem a ser o espetáculo. E trabalhamos sobre a brincadeira. Assim se faz o teatro, com brincadeira muito séria, muito trabalho a brincar.
Sombras, de Suzy Lee, ed. Barbara Fiore Editora
Brincar com sombras é sempre divertido. O que podemos ver para além das sombras que produzimos? As sombras transformam-se no que a nossa imaginação permite, podemos conduzi-las num mundo secreto que é só nosso. O que eu vejo na sombra é diferente do que o meu amigo vê. E pode mudar com cada pequeno movimento, será que a consigo fixar? Talvez num desenho.
Roda-Viva (a Menina e o Círculo), de Sandro William Junqueira e Rachel Caiano, ed. Caminho
Este é um livro especial, não por ter sido uma referência, mas por ter sido o livro que foi criado a par e passo com o espetáculo. Assim, a Carolina vive no palco e também habita no livro, uma espécie de álbum onde guarda as suas aventuras, os sonhos que coleciona. Fica aqui guardado no LU.CA, para o poderes ver quando quiseres.
A menina que queria desenhar o mundo, de Adélia Carvalho com ilustrações de Sérgio Condeço, ed. Misericórdia do Porto – Centro Professor Albuquerque e Castro e Penguin
Um primeiro traço tímido dá lugar a uma linha. Desta linha nascem objetos e lugares imaginados. O mundo inteiro cabe nela. Também a nossa Carolina percorre o mundo dos sonhos enrolada numa linha.
(fevereiro 2025)