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LU.CA disponibiliza novos recursos para público cego e com baixa visão

Piso podotátil, audiodescrição do teatro e novos livros em Braille
Pormenor de bengala a tocar em piso podotátil num pavimento de madeira

O LU.CA – Teatro Luís de Camões está a partir de agora equipado com piso podotátil nas áreas de acesso ao público. Este piso, bem como outras novidades dirigidas ao público cego e com baixa visão, dá continuidade a um trabalho que o teatro, gerido pela EGEAC, tem desenvolvido na área da Acessibilidade.

 

O novo piso percorre o foyer do teatro, que dá acesso à bilheteira e à sala de espetáculos, e as escadas e percursos até aos camarotes e ao entrepiso. Além de indicar um percurso seguro para as pessoas cegas ou com baixa visão, o piso podotátil permite também alertar para eventuais obstáculos no trajeto, nomeadamente escadas ou desníveis.

 

Outra das novidades que visam tornar o teatro mais acessível é a audiodescrição de todos os espaços visitáveis. Através de faixas áudio disponíveis no website do teatro, o público cego ou com baixa visão poderá planear de forma mais completa e fácil a sua visita ao LU.CA.
No entrepiso, onde se encontram reunidos todos os exemplares da Biblioteca do Público, passa agora a existir também uma área com dezenas de livros em Braille e tinta. Esta secção da biblioteca inclui dezenas de obras de autores como Mário Castrim, Luísa Ducla Soares ou Dick Bruna e contará com mais títulos em breve.

 

Além destas três novidades, o LU.CA continua a disponibilizar a brochura em Braille com a programação regular do teatro, sempre disponível na bilheteira e no entrepiso, e sessões regulares com audiodescrição. Inclusivamente durante o mês de março o LU.CA terá sessões com audiodescrição nos espetáculos A Grande Corrida (9 março), Muita tralha, pouca tralha (16 março) e Não há duas sem três (23 março), de Catarina Requeijo.

 

Desde a sua abertura, em 2018, a Acessibilidade tem sido um dos princípios orientadores da missão do LU.CA – Teatro Luís de Camões. O pensamento e ação em torno desta área, que se inicia desde logo na programação, prolonga-se de forma natural para os vários setores do teatro. Em 2023, este trabalho foi reconhecido publicamente com a atribuição do Prémio Acesso Cultura. O júri destacou a “visão integrada” criada pelo teatro, “garantindo a salvaguarda dos instrumentos de acessibilidade física, intelectual e social”.

 

A Inclusão é um dos eixos estratégicos da EGEAC, que tem vindo a implementar em cada vez mais espaços da empresa medidas adicionais de promoção de acesso equitativo, físico, social e intelectual a todas as pessoas.