Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site
Pensamento Masterclass

Territórios Educativos e a Transformação Social

Helena Singer
22, 23 janeiro

Informações técnicas

Horário 22, 23 janeiro 17:30 – 20:30 (com intervalo)
3h+3h para um único grupo
Preço €25 Maiores 18
Inscrição prévia com lotação limitada (até dia 20 de janeiro)

Sinopse

No Brasil, nas últimas décadas, têm-se desenvolvido, ainda que de forma fragmentária, experiências que podem ser chamadas de territórios educativos. Num território educativo, estão garantidas as condições para a formação de cidadãos autónomos com uma participação ativa na sociedade. Um cidadão pleno de direitos e participante ativo nas decisões que afetam a sua comunidade constitui-se com base no desenvolvimento do seu corpo, da sua singularidade, da sua capacidade reflexiva e das suas habilidades para a comunicação e a criação.

Um território precisa, por isso, de se organizar e garantir o envolvimento dos diversos agentes em torno de um projeto comum que fortaleça a participação democrática, escolas que inovem estrutura e práticas educativas, a integração entre os agentes dos diversos setores sociais e a ampliação das oportunidades educativas.

Helena Singer é líder da Estratégia de Juventude da Ashoka para a América Latina, membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo e colunista da Revista Nova Escola. Foi assessora especial do Ministro da Educação (2015). Doutorada em Sociologia pela Universidade de São Paulo com pós-doutoramento pela Universidade Estadual de Campinas, é autora de livros e artigos sobre educação e direitos humanos publicados internacionalmente.

 

Integra o ciclo As crianças, um teatro e uma cidade.