string(7) "#ef8567" Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web
Leitura Concerto

2 anos de LU.CA! – Playlist e uma história-concerto

1 junho

Informações técnicas

Classificação etária M/6
Espaço Facebook.com/lucateatroluisdecamoes e sala zoom

O dia 1 de junho é para nós o melhor dia do ano. Dia mundial da criança, é também o dia de aniversário do LU.CA – Teatro Luís de Camões. Uma celebração dupla que este ano teria um outro significado pelos dois anos que fazemos. Mas estar (ainda) de portas fechadas não é razão para não festejarmos. Logo na manhã de dia 1, antes da (tele)escola começar, lançamos uma Playlist para comemorar de manhã até à noite. Com curadoria dos DJ Bandido$, é uma escolha que vai permitir a miúdos e graúdos tornar o “recreio” em casa num momento de alegria e expansão.

 

Às 18h, quando as aulas já terminaram mas o jantar ainda não está na mesa, é altura de assistir a “Não Se Deixem Enganar! — Um conto panfletário“. Uma história-concerto que vai estar disponível no Facebook. Com interpretação de Isabel Gaivão e Sérgio Pelágio, do projeto Histórias Magnéticas, este é também um momento de celebração para eles, que comemoram uma década de projeto, ao mesmo tempo que apagam as velas do LU.CA. A seguir ao espetáculo haverá uma conversa com os dois, também no Facebook (facebook.com/lucateatroluisdecamoes) e em sala Zoom.

 

Um enredo sobre uma criança que viveu a transição do fascismo para a democracia em Portugal e que por isso sabe que não há pior do que viver sob um regime como o antigo. Esta criança com agora 50 anos, apercebe-se que a história da sua família antifascista, parecida com tantas outras, não pode ser esquecida e deve ser contada aos seus filhos como um exemplo de coragem e crença inquestionável na Liberdade, valor primordial da vida mas eternamente ameaçado. Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 1930 do século XX que, sem procurarem um lugar na História, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que hoje nós possamos viver num país melhor.

 

Não se deixem enganar! – Um conto panfletário é uma co-produção Teatro LU.CA, casaBranca/ Festival Verão Azul e Câmara Municipal de Castelo Branco.

 

Histórias Magnéticas é um projeto apoiado por Gestão dos Direitos dos Artistas, Câmara Municipal de Lisboa e SIB A Voz do Operário.

 

 

Outras Histórias Magnéticas:

 

Uma galinha (baseado no conto de Clarice Lispector)
Um estranho barulho de asas (conto de Alice Vieira a partir de um conto macaense)
Nungu e a senhora hipopótamo (conto de Babette Cole)
O meu primeiro D. Quixote (Conto: tradução do castelhano de Alice Vieira)
Enquanto o meu cabelo crescia (conto de Isabel Minhós Martins)
A bomba e o general (conto de Umberto Eco)

 

 

Informações artísticas

Histórias Magnéticas Sérgio Pelágio e Isabel Gaivão