Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação
Música

Concertos Comentados – Estórias com Música

Solistas da Metropolitana e Inês Viegas Oliveira (imagem)
23 a 26 março 2023
Mulher de cabelo encaracolado pelos ombros com uma flauta na mão.

Informações técnicas

Escolas

23 e 24 março: 10h30 e 14h30

Famílias

25 e 26 março: 11H30 e 16H30

Classificação etária

M/6

Público alvo

A partir dos 6 anos

Duração

60 min

Preço Escolas

€3 < 18 anos / €1 escolas TEIP / Acompanhantes isentos

Preço Famílias

€3 < 18 anos / €7 > 18 anos / Descontos aplicáveis

Sinopse

Durante quatro dias, os Solistas da Metropolitana ocupam o palco do LU.CA com quatro concertos comentados, guiando-nos por melodiosas conversas entre instrumentos ou até por uma fantasia musical repleta de animais. A ilustradora Inês Viegas Oliveira junta-se aos músicos para acompanhar o concerto com ilustrações inéditas.

 

Era Uma Vez Uma Conversa

23 de março
Os instrumentos musicais conversam muito uns com os outros. Por vezes tocam em harmonia, como grandes amigos. Outras parecem não estar de acordo e discutem energicamente. No meio desta algazarra ouvem-se sons de todo o tipo. Os próprios sons dialogam entre si: os agudos com os graves, os suaves com os penetrantes, os barulhentos com os mais discretos… Todos têm alguma coisa a dizer. Neste concerto destacam-se duas linhas de argumentação. A primeira contrapõe a flauta e um trio de cordas formado por um violino, uma viola e um violoncelo. A segunda confronta a música do passado com a música do presente. Os Solistas da Metropolitana prometem que tudo irá acabar bem.

 

François-Joseph Gossec (1734-1829) – Lento, do Quarteto Op. 15, N.º 4

Giuseppe Maria  Cambini (1746-1825) – Minuetto graciozo, do Quarteto N.º 4 [duração aproximada: 2 min.]

Simoni Dall Croubelis (1727-1790) – Andantino e angloise, do Quarteto em Ré  Maior [duração aproximada: 2 min.]

Giovanni Batistta Martinni (1706-1784) – Andante e minuetto, do Quarteto N.º 4 [duração aproximada: 7 min.]

Alain Louvier (n. 1945) – Bach [duração aproximada: 2 min.]

Richard Philips (data desconhecida) – 3 Peças [duração aproximada: 3 min.]

I. Villageoise
II. Valse Lente
III. Printemps

Jean-René Combes-Damiens (n. 1957) – A Fábula da Libélula [duração aproximada: 4 min.]

Christel Rayneau (data desconhecida) – 4 Estações no Jardim [duração aproximada: 8 min.]

I. Primavera: Os Sinos de Páscoa
II. Verão: Calor Intenso
III. Outono: Chuva e Vento
IV. Inverno: Jardim Coberto de Neve

 

Duração aproximada: 30 min

 

Narração e Comentários Janete Santos
Flauta Janete Santos
Violino Ana Pereira
Viola Joana Cipriano
Violoncelo Ana Cláudia Serrão

 

 

A História do Soldado
24 de março
Originalmente, A História do Soldado era um espetáculo ambulante de teatro com música ao vivo. Foi estreado na Suíça há mais de cem anos, durante a Primeira Grande Guerra. Igor Stravinsky precisou apenas de sete músicos para acompanhar essa história de Charles Ferdinand Ramuz que pode ser lida, representada ou dançada. Um soldado vira as costas à guerra e coloca-se a caminho de casa. Pelo meio, encontra um velho caçador de borboletas que lhe propõe trocar o violino por um livro mágico que lhe traria tudo aquilo que desejasse. Mas “não há bela sem senão”. Era o diabo disfarçado, e a ambição tem sempre um preço a pagar.

 

I. Stravinsky A História do Soldado (libreto C. F. Ramuz)

 

Duração aproximada: 50 min

 

Narração de José Teixeira
Clarinete Nuno Silva
Fagote Lurdes Carneiro

Trompete Sérgio Charrinho

Trombone A anunciar
Percussão Fernando Llopis
Violino José Pereira
Contrabaixo Vladimir Kouznetsov

 

O Carnaval dos Animais
25 de março
O Carnaval dos Animais é uma “fantasia musical zoológica” que foi composta por Camille Saint-Saëns em 1886, então com o simples propósito de entreter os amigos em período de Carnaval. Explica-se assim o tom divertido com que são musicalmente retratados cangurus, galinhas, fósseis… pianistas?! Na verdade, trata-se de uma sátira ao meio musical da época. As tartarugas dançam lentamente o cancan mais lento de que há memória, numa referência indisfarçada a Offenbach e às suas operetas. Já os elefantes fazem-no ao som de um (muito) adulterado Minueto de Berlioz. É de tal ordem a disposição trocista que o compositor nunca permitiu a sua execução pública. Postumamente, tornou-se na sua composição mais popular. Neste programa é interpretada uma transcrição para quinteto de sopros, à semelhança de doze peças de Georges Bizet inspiradas em brincadeiras de criança.

 

G. Bizet Jogos de Crianças (transc. de G. Davies)
C. Saint-Saëns O Carnaval dos Animais (transc. de D. Bussik)

 

Duração aproximada: 40 min

 

Flauta, Narração e Comentários Nuno Inácio
Flauta Nuno Inácio
Oboé Carla Pereira
Clarinete Jorge Camacho
Fagote Rafaela Oliveira
Trompa Jérôme Arnouf

 

Álbum para Crianças
26 de março
Como era ser criança há 150 anos atrás? Como se vestiam os mais novos? Quais eram os seus doces preferidos? Como estudavam? Como brincavam? E porque é que trabalhavam?! Afinal, todos os adultos já foram crianças, mesmo aqueles muito antigos. Nesta conversa/concerto vamos ao encontro das histórias que lhes contavam e dos sonhos que sonhavam. Para o fazer, convidámos quatro músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa para tocarem algumas peças compostas em 1878 por Tchaikovsky e dedicadas ao seu sobrinho Vladimir Davydov, que na altura tinha somente sete anos de idade. Sabemos qual era a música que algumas crianças ouviam. Mais difícil é adivinhar o
tipo de encanto que lhes despertava.

 

P. I. Tchaikovsky Álbum para Crianças (versão para quarteto de cordas)

 

Duração aproximada: 30 min

 

Narração e Comentários Rui Campos Leitão, Anzhela Akopyan
Violinos Daniela Radu
Viola Andrei Ratnikov
Violoncelista a anunciar