Manifesta-te: Fanzine #DIY
Informações técnicas
20, 21 e 22 dezembro (segunda a quarta), das 11h às 19h (pausa das 13h às 14h30)
15 a 17 anos
€45
Descrição
Vamos criar o primeiro fanzine do LU.CA!
Sinopse
Durante 3 dias, os participantes serão inspirados pela participação de convidados ligados ao ativismo e à emancipação dos jovens. «O que te preocupa e o que é mesmo fixe?»: está criado o mote para a linha editorial da publicação. Pegamos nas experiências do mundo atual, previsões para o futuro e muitos #feelings e através das técnicas DIY, da colagem e do desenho, criaremos o primeiro fanzine do LU.CA.
Leonor Bettencourt Loureiro
Realizadora premiada, pertence a uma nova geração de criativos multitasking. Olha para o mundo em busca de inspiração e conduz os seus projetos seguindo uma ética do it yourself. Nasceu em 1993 no Porto, estudou na Escola António Arroio em Lisboa, passou pelas Belas Artes, também em Lisboa, tirou o curso de Realização de Cinema e Televisão na Restart, em 2012, e consumou os estudos de realização e produção na Academia RTP 3.0, onde criou e realizou o programa #Hashtag da RTP2. Atualmente, trabalha como realizadora freelancer e assina como LBL. Já trabalhou na RTP, Antena 3 e na FIM, realiza videoclips para várias bandas nacionais, faz filmes de moda editoriais e de marca que já lhe valeram dois prémios de Melhor Filme no FFF, entre 2017 e 2018, ou filmes para o MAAT, Negócio – ZDB ou para o LU.CA – Teatro Luís de Camões e, ainda assim, o cinema continua a falar mais alto. Leonor acredita em fazer as coisas de que gosta, rodeada de boas pessoas e acima de tudo gosta de desafios e de fazer as coisas acontecer.
Sara Feio
Sara Feio é ilustradora freelancer em lisboa e especializou-se em ilustração conceptual digital, principalmente em torno da fauna e da flora. Depois de estudar design gráfico, viveu no Reino Unido, onde se formou em ilustração na University of The Arts London. Nos últimos 7 anos, criou ilustrações delicadas e vibrantes, principalmente para a indústria musical.
Recentemente, desenvolveu trabalho na área da publicação e ilustração editorial, para clientes que incluem: Sony Music, Mini BMW, Beefeater, British Fashion Council, Jornal Expresso, Revista Briefing, LeYa, Pato Lógico, EDP, Banco CTT, Antena 3, Teatro Maria Matos ou AA School of Architecture.
Miranda Villa-Lobos
Miranda Villa-Lobos teve o privilégio de nascer no seio do mundo das artes e da música no Rio de Janeiro. Formada em Moda pelo Studio Berçot (Paris), apesar do estilismo ser a sua maior vocação, a sua experiência profissional transitou por vários ramos, tendo sido assistente da artista plástica Rita Wainer; coordenadora da marca Gilda Midani, onde desenvolveu o guarda-roupa de Maria Bethânia e da “Porta dos Fundos”; e assistente de figurino em Cinema, nomeadamente no filme “Getúlio”, de João Jardim. Atualmente, é a fundadora da CREME, uma marca sustentável, estabelecida em Lisboa, que tem como mote “make haste slowly”. Em suma, Miranda faz as coisas no seu próprio ritmo. Não só porque a responsabilidade assim o exige, mas, sobretudo, porque acredita ser dever de um criador refletir acerca do mundo em que vive.