Leituras Encenadas na Oficina de Artes da Ajuda
Informações técnicas
1 outubro, 5 novembro, 3 dezembro: 11h30
Oficina de Artes da Ajuda
Rua Cabo Manuel Leitão, 1
1300-110 Lisboa
Entrada livre
Descrição
O LU.CA, num registo fora de portas, revela histórias que saltam das páginas dos livros para os corpos e vozes das intérpretes.
Sinopse
O LU.CA, num registo fora de portas, revela histórias que saltam das páginas dos livros para os corpos e para as vozes dos intérpretes. A partir de outubro, a recentemente requalificada Oficina das Artes da Ajuda, que foi o Balneário da freguesia durante décadas, acolhe leituras encenadas no primeiro sábado do mês.
Fatma
1 outubro
A partir do livro para a infância Fatma, de Conceição Dinis Tomé, duas atrizes enc ontram palavras, paisagens e contam a viagem que Fatma, a sua mãe e irmãos fazem para encontrar o pai que partiu para “procurar o futuro”. Nesta leitura encenada, atravessamos o mar juntos, enfrentando as vagas do medo, da fuga e da saudade. Mas também caminhamos com passos de
coragem e de esperança. Fatma perde palavras durante esta viagem. Nós iremos procurá-las!
Criação Ana Lúcia Palminha
Interpretação Patrícia Fonseca
Leituras Encenadas
5 novembro
Estes livros falam sobre a vida, a Terra, a natureza e o equilíbrio que existe entre todas estas partes e cada um de nós. Deitados ou sentados nas almofadas que estão espalhadas pelo chão, vamos ouvir e ver estas histórias que ganham nova s formas quando saem de dentro dos livros.
Livros
∙ Aqui estamos nós, de Oliver Jeffers, ed. Orfeu
∙ Negro Arrumado, de Emily Gravett, ed. Livros Horizonte
∙ Estranhas Criaturas, de Cristina Sitja Rubio, ed. Orfeu Negro
Criação e interpretação Mariana Magalhães
O Mistério do Urso
3 dezembro
Usando os recursos do corpo, da voz e da contracena e, recorrendo a adereços simples e algumas peças de guarda-roupa, as atrizes dão vida a várias personagens e situações, partindo de livros ilustrados, entre eles O Mistério do Urso, de Wolf Erlbruch.
Interpretação Ana Água e Catarina Requeijo
Agradecimentos Goethe Institut