Ética e Justiça na Literatura infantil
Informações técnicas
16 janeiro: 17h30
Professores 1.º ciclo e mediadores de leitura
2H30
€10
Descrição
Curso livre para professores e mediadores de leitura que aborda questões fundamentais da ética e da justiça na literatura e na arte infantil, bem como métodos para estas serem trabalhadas com as crianças.
Sinopse
Joana recusa-se a comer a papa que lhe querem empurrar goela abaixo – podem tentar lhe contar histórias de rei, ela não se deixa convencer. E se Joana não está a fazer birra, mas sim um exercício de resistência e autonomia? A literatura infantil é riquíssima em metáforas das questões fundamentais da ética e da justiça: o dualismo entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto, os temas da liberdade, da igualdade, da resistência, entre tantos outros.
Neste curso livre para professores serão apresentadas algumas das questões fundamentais da ética e da justiça, serão dados exemplos de como estas questões aparecem na literatura e na arte infantil, e serão apresentados modelos de como estas questões podem ser trabalhadas com as crianças na sala de aula: por meio da discussão sobre as condições de vida e sobre as ações de personagens da
literatura infantil; por meio da elaboração de textos que façam as crianças imaginar como o mundo poderia ser diferente, e refletir qual a responsabilidade e a importância de cada um para que isso aconteça.
Soraya Nour Sckell
Professora catedrática na NOVA School of Law, Universidade Nova de Lisboa. É investigadora e subdiretora do CEDIS (Centro de Investigação sobre Direito e Sociedade). Foi a principal investigadora do projeto FCT “Cosmopolitismo: Justiça, democracia e cidadania sem fronteiras”. Recebeu o Prémio Wolfgang Kaupen da Seção de Sociologia do Direito da Sociedade Alemã de Sociologia em 2018, e o prémio Amizade Franco-Alemã da Embaixada da Alemanha em Paris em 2012. Tem doutoramento em filosofia pela Universidade de Paris Nanterre em cotutela com a Universidade Goethe de Frankfurt am Main, bem como um doutoramento em direito pela Universidade de São
Paulo. Foi diretora do programa sobre cosmopolitismo no Collège International de Philosophie de Paris (2013-2019) e é vice-presidente da Association Humboldt France.