Com que Direitos?

Informações técnicas
(em horário a definir em articulação com as escolas)
Uma oficina onde, à volta de uma manta-jogo, todos vão ter direito a participar, expressar opiniões e a usar a voz.
Será que aquilo que precisamos para viver são… “direitos”? O que é a Convenção sobre os Direitos da Criança? E, afinal, o que está lá escrito? Será que as crianças têm o direito a ser ouvidas e a participar nas decisões que afetam a sua vida? E por que é importante conhecer os nossos direitos? À volta de uma manta-jogo vamos conhecer, pensar e conversar em conjunto sobre os direitos da criança. Nesta oficina, todos têm direito a participar, a expressar opiniões, a usar a sua voz, a partilhar vivências e a refletir sobre como estes direitos se relacionam com o quotidiano das nossas vidas e de todas as crianças à volta do mundo.
Joana Simões Piedade
Já foi advogada (talvez, por isso, goste tanto de debater sobre direitos) e jornalista (talvez, por isso, goste tanto de fazer perguntas), viveu e viajou por muitos países (talvez, por isso, decidiu estudar sobre migrações). Desde 2017, trabalha como educadora e mediadora cultural em escolas e museus onde tem co-construído com crianças, jovens e professoras, projetos educativos que juntam direitos humanos, cidadania, arte e ativismo.
Emma Andreetti
Licenciada em design e ilustração na Willem de Kooning Academy de Roterdão (2016) e pós-graduada em Educação artística pela FBAUL (2018), Emma Andreetti vive em Lisboa, onde trabalha como ilustradora e designer, educadora e mediadora artística. É co-fundadora da Oficina Fritta, integra a equipa da Qual Albatroz e do Espaço Azul.