Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web
Oficina

Com que Direitos?

Joana Simões Piedade e Emma Andreetti
14 outubro a 10 novembro 2023
Ilustração quadrada composta por 16 pequenos quadrados com figuras coloridas. As figuras representem alguém que dorme, um grupo de pessoas de mãos dadas, alguém que grita, um computador, alguém que escreve a palavra nome, alguém numa cadeira de rodas, frutas, uma casa, um par que se abraça, entre outras situações.

Informações técnicas

Famílias 14, 15, 21 e 22 outubro: 10h30
Escolas 2, 3, 7, 8, 9 e 10 novembro
(em horário a definir em articulação com as escolas)
Espaço Entrepiso e Escolas
Público-alvo Crianças dos 7 aos 10 anos, acompanhadas por adulto
Duração 1h30
Lotação máxima Famílias 12 crianças e 12 adultos
Lotação máxima Escolas 30 crianças
Preço Famílias 5€ por pessoa (preço único)
Preço Escolas 60€
Inscrições Famílias bilheteira@lucateatroluisdecamoes.pt
Inscrições Escolas escolas@lucateatroluisdecamoes.pt
Os participantes devem usar roupas confortáveis e estar preparados para estar descalços.
Devido às características do edifício, o acesso de pessoas com mobilidade condicionada ao entrepiso do teatro não é possível.

Uma oficina onde, à volta de uma manta-jogo, todos vão ter direito a participar, expressar opiniões e a usar a voz.

Será que aquilo que precisamos para viver são… “direitos”? O que é a Convenção sobre os Direitos da Criança? E, afinal, o que está lá escrito? Será que as crianças têm o direito a ser ouvidas e a participar nas decisões que afetam a sua vida? E por que é importante conhecer os nossos direitos? À volta de uma manta-jogo vamos conhecer, pensar e conversar em conjunto sobre os direitos da criança. Nesta oficina, todos têm direito a participar, a expressar opiniões, a usar a sua voz, a partilhar vivências e a refletir sobre como estes direitos se relacionam com o quotidiano das nossas vidas e de todas as crianças à volta do mundo.

 

 

Joana Simões Piedade

Já foi advogada (talvez, por isso, goste tanto de debater sobre direitos) e jornalista (talvez, por isso, goste tanto de fazer perguntas), viveu e viajou por muitos países (talvez, por isso, decidiu estudar sobre migrações). Desde 2017, trabalha como educadora e mediadora cultural em escolas e museus onde tem co-construído com crianças, jovens e professoras, projetos educativos que juntam direitos humanos, cidadania, arte e ativismo.

 

Emma Andreetti

Licenciada em design e ilustração na Willem de Kooning Academy de Roterdão (2016) e pós-graduada em Educação artística pela FBAUL (2018), Emma Andreetti vive em Lisboa, onde trabalha como ilustradora e designer, educadora e mediadora artística. É co-fundadora da Oficina Fritta, integra a equipa da Qual Albatroz e do Espaço Azul.

 

 

Forma irregular de cor roxa com as palavras Ciclo Direitos das Crianças no interior