Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação
Cinema Música

Cineconcerto – Pulcinella e os Contos Maravilhosos

Manuel João Vieira e Festival PLAY
23 e 24 setembro 2023
Fotograma do filme com três pessoas em cima de tapetes voadores a voar sob o mar

Informações técnicas

Famílias

23 e 24 setembro: 16h30

Classificação etária

M/3

Público-alvo

A partir dos 4 anos

Duração

45 min

Preço

€3 (preço único)

Descrição

Manuel João Vieira musica ao vivo quatro curtas-metragens mágicas de Emanuele Luzzati e Giulio Gianini.

Sinopse

Nestas quatro curtas-metragens de Giulio Gianini e Emanuele Luzzati, realizadas entre 1979 e 1981, somos transportados para um mundo colorido onde a magia dos contos e as maravilhosas aventuras se misturam.

 

O Balão de Ouro (1981, Suíça, Animação, Dobrado)

Pelo seu aniversário, a filha do rei recebe uma bola de ouro que tem o poder de protegê-la. Mas tem de ter muito cuidado porque a perda deste brinquedo pode levar ao desaparecimento de toda a sua família e também do seu reino…

 

O Pássaro de Fogo (1981, Suiça, Animação, Dobrado)

O rei Baldovino está zangado porque roubaram a sua maçã dourada e pede ao Príncipe Biondello para descobrir o culpado, que não é outro senão um pássaro de fogo. Ao segui-lo até ao esconderijo do terrível mago Bardadargento, ele é capturado. O feiticeiro propõe-lhe uma troca: a sua liberdade pela bela princesa Vassilissa…

 

Os Três Irmãos (1979, Suiça, Animação, Dobrado)

Três irmãos vivem em perfeita harmonia até que um dia se apaixonam pela mesma rapariga: a filha do rei…

 

Pulcinella e o Peixe Mágico (1981, Suiça, Animação, Dobrado)

Um dia, um peixe mágico morde o anzol do pobre Polichinelle e promete-lhe satisfazer todos os seus desejos se ele o deixar viver.

 

 

Manuel João Vieira

Artista Plástico, Músico, Ator, Candidato presidencial. Nasceu em Lisboa em 1962. Formou-se em pintura na escola de Belas Artes em Lisboa. Foi membro do movimento Homeostético em 1983, do grupo Ases da Paleta em 1989 e do coletivo Orgasmo Carlos desde 2002. Fundador e vocalista das bandas Ena Pá 2000, Irmãos Catita e Corações de Atum, criou e encarnou diversas personagens em palco, como Lello Universal, Lello Minsk, Lello Marmelo, Élvis Ramalho, Orgasmo Carlos, Catita, entre outros. Participou em inúmeros filmes e programas de Televisão, inclusive a sua biografia fictícia foi alvo de uma série de seis episódios, intitulada Mundo Catita. Também é professor na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.

 

Emanuele Luzzati e Giulio Gianini

Luzzati (1921-2007) nasceu em Génova, mas deixou Itália e formou-se na Escola de Belas Artes em Lausanne, na Suíça. Ao regressar a Itália em 1945, iniciou sua carreira no teatro como cenógrafo e figurinista.  Gianini (1927-2009) nasceu e viveu toda a sua vida em Roma. Iniciou-se no cinema no primeiro pós-guerra, como diretor de fotografia e em particular de fotografia a cores, da qual foi um dos pioneiros em Itália, filmando cerca de 120 documentários principalmente sobre arte.  Conheceram-se na década de 1950, cúmplices de amigos comuns. Giannini levava sempre consigo um teatro de bonecos, organizava espetáculos para amigos e parentes. Quando conheceu Luzzati, era inevitável pedir-lhe que construísse um cenário para aquele precioso “brinquedo”. E foi assim, em nome da pura diversão, que nasceu sua amizade e colaboração.