string(7) "#ffb408" Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade web
Dança

Ciclo 6 – Escola Superior de Dança

Alunos do 2º ano da Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança
7 e 8 julho 2022

Informações técnicas

Horários 7 e 8 julho: 14h30
Classificação Etária M/6
Público alvo A partir dos 6 anos
Duração 40 min
Entrada livre
Reservas (+351) 215 939 107 / bilheteira@lucateatroluisdecamoes.pt

Um espetáculo desenvolvido pela coreógrafa Filipa Francisco com alunos da Escola Superior de Dança

O 6º Ciclo de espetáculos da Escola Superior de Dança inclui na sua programação um espetáculo destinado a publico escolar, desenvolvido por um coreógrafo convidado com alunos do 2º ano do Curso de Licenciatura em Dança, fomentando assim as relações de mediação e aproximação da dança com o público infantojuvenil.

 

Este ano, o espetáculo conta com a direção artística da coreógrafa Filipa Francisco e é mostrado na Calçada da Ajuda, no LU.CA – Teatro Luís de Camões.

 

“Este trabalho começou com uma investigação acerca das danças tradicionais, de vários grupos folclóricos representantes das regiōes a que pertencem as alunos da Escola Superior de Dança e que participaram deste módulo Interpretaçāo II.

Improvisámos a partir deste reportório, criando um outro, ficcional, de danças e cantares inventados. Esta peça, junta a investigação sobre as danças tradicionais com as  memórias das danças que já estão no corpo (das histórias da dança de cada um), criando assim várias camadas.

 

Construímos uma partitura dividida em três partes: a primeira fala através do movimento, das memórias relacionadas com aulas, coreografias, sensações vivenciadas enquanto intérpretes ou público; a segunda, num movimento circular levamos os passos tradicionais, para uma zona de desconstrução e repetição; uma terceira parte, em que se reinventa uma dança e um cantar tradicional.

 

Daqui surgiu Toda a noite até ser dia.

 

Este espetáculo foi criado a partir da partitura original realizada com os alunos da Escola Lugar Presente e apresentada no Teatro Viriato em 2017.

 

A Coreografia é apresentada seguindo-se uma conversa com o público.”

 

Filipa Francisco

 

 

Informações artísticas

Direcção artística e criação Filipa Francisco
Cocriação e interpretação Alunas da Turma 42, segundo ano da Escola Superior de Dança. Anastácia Leonova, Bárbara Camarinha, Catarina Gonçalves, Inês Costa, Laura Palmela, Leonor Batista, Luísa Gonçalves, Lúcia Roque, Mafalda Neves, Mafalda Venturini, Maria Beatriz Aleixo, Maria Inês Mendes, Maria Martinho, Nelia Naumanen,
Música original Ana Bento e Bruno Pinto
Desenho de luz original Cristóvão Cunha