Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação

Requalificação do LU.CA distinguida com Prémio Valmor

Um dos prémios mais prestigiados da arquitetura nacional.
Parte da fachada do teatro LUCA de cor vermelha escura e portas azuis escuras

A requalificação do LU.CA – Teatro Luís de Camões, da responsabilidade dos arquitetos Manuel Graça Dias e Egas José Vieira, venceu o Prémio Valmor, um dos mais importantes prémios de arquitetura do país.

 

Relativo ao ano de 2018, data da reabertura do teatro com a missão de programar para crianças e jovens, o Prémio Valmor distinguiu a reabilitação idealizada pela dupla de arquitetos do atelier Contemporânea. A requalificação teve como objeto o edifício do Teatro Luís de Camões, inaugurado em junho de 1880, mas que terá sido construído, segundo alguns investigadores, sobre estruturas remanescentes do Teatro de Belém (mandado construir pelo rei D. João V antes do terramoto de 1755). O estado de conservação geral do edifício obrigou a uma intervenção profunda, sobretudo na caixa de palco e zonas administrativas.

 

O júri desta edição do Prémio Valmor, que já é atribuído há 122 anos, foi presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e coordenado pela vereadora do Urbanismo, Joana Almeida. Contou com a participação de Laurentina Pereira, da CML, Alberto Reaes Pinto, da Academia Nacional de Belas Artes, Pedro Novo, da Ordem dos Arquitetos, e Jorge Mealha da Costa, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. O júri contou ainda com a participação de Ana Tostões, do Instituto Superior Técnico, com um percurso profissional e académico de destaque na área da arquitetura contemporânea.

 

Este ano foram anunciados os vencedores do Prémio Valmor relativo aos anos de 2018, 2019 e 2020, bem como 6 menções honrosas (incluindo uma para a reabilitação da Casa Fernando Pessoa, outro equipamento gerido pela EGEAC). Foram apreciadas pelo júri mais de 700 obras realizadas nos três anos acima referidos.

 

Em 2018, a requalificação do LU.CA já tinha sido distinguida com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em duas categorias: Impacto Social e Cidade de Lisboa.