Os livros de Nuno Lucas
Os livros de Nuno Lucas
Nuno Lucas escolheu vários livros que orbitam à volta do espetáculo Eu Cá, Tu Lá.
GOSTO, LOGO EXISTO – Redes sociais, jornalismo e um estranho vírus chamado fake news, de Isabel Meira e Bernardo P. Carvalho, ed. Planeta Tangerina
Sendo este livro uma reflexão sobre a era da internet e sobre as redes sociais explicada aos mais novos e, tendo esta peça usado diversos conteúdos provenientes da internet, pareceu-me que o livro GOSTO, LOGO EXISTO é o contraponto ideal ao EU CÁ, TU LÁ.
EU SOU, EU SEI, de Ana Pessoa e Madalena Matoso, ed. Planeta Tangerina
Este livro é pura poesia sonora e visual. O ritmo e as cadências das palavras associam-se a um universo visual abstrato, que nos permite imaginar outros lugares além do que é dito e desenhado.
A ARANHA ANTONIETA E O AEIOU, de Vanessa Namora Caeiro, ed. Booksmile
Brincando com as vogais AEIOU, este livro é uma aventura gráfica e sonora que se aproxima de alguns jogos fonéticos que nos interessaram trabalhar nesta peça.
TELEFONE SEM FIO, de Yara Kono, ed. Planeta Tangerina
Quem conhece o jogo do telefone estragado sabe que, por vezes, se assemelha a falhas de comunicação que acontecem – fora do jogo – na comunicação de todos os dias. Seja porque falamos línguas diferentes, usamos palavras diferentes, temos um sotaque diferente, ou estamos desatentos, por vezes, ouvir os outros e ser ouvido ou ouvida também parece o jogo do telefone estragado.
KÉ IZ TUK?, de Carson Ellis, ed. Orfeu Mini
“Ké iz tuk? O que é isto? Mei nazê. Eu não sei.”
Este é um livro sobre a comunicação entre insetos com uma língua inventada. Na origem desta nova língua, está uma necessidade: conversar sobre uma pequena planta que brota da terra. A língua que estes insetos falam não nos é familiar e o grande desafio é tentar decifrar o que vão dizendo. E não é isto que acontece quando aprendemos uma nova língua?
DICIONÁRIO MAIS – Da Ideia às palavras, ed. Seleções do Readers Digest & O DICIONÁRIO DO MENINO ANDERSEN, de Gonçalo M. Tavares e Madalena Matoso, ed. Planeta Tangerina
Um dicionário é uma coleção organizada – geralmente de forma alfabética – de palavras seguidas da sua significação, da sua tradução ou de outras informações. Há os dicionários oficiais ou os de rimas e há os inventados. Aqui, estão dois deles: a prova de que um dicionário pode ser muitas coisas diferentes e que, para as palavras, há muitos usos.