Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação

Ciclo das Comidas

Ilustração de boca aberta em forma de coração, em fundo verde.

O Ciclo das Comidas, que ficou assim assente nas nossas notas pessoais e agora é assim que se chama, nasce de uma escuta muito aprofundada que o LU.CA faz dos artistas que compõem o panorama nacional e de uma audácia típica da sua índole: ao ser um espaço para infância, rege-se pelos mesmos princípios e é livre de preconceitos e demais construções sociais.

 

A primeira abordagem do que poderia ser este ciclo sucedeu na temporada anterior, 2023/2024, na internet, com Ficções Coolinárias, um pequeno formato de narrativas culinárias pensado para a web, sobre três dos grandes mitos alimentares do Natal, e surge agora em força plena nos auscultadores, no palco e em todo o lado.

É um ciclo inteiramente pensado por mim, com as suas diversas áreas de impacto comissariadas às pessoas que, de alguma forma fazem parte desta jornada pela alimentação infantil e não só.

Ao longo do mês de janeiro todos os espaços do LU.CA serão ocupados com programação subordinada ao supertema da alimentação.

Contemplam-se formatos para consumir no teatro e fora dele, para quem quer meter a mão na massa e para quem não, para quem precisa de pensar sobre o assunto ou apenas escutar.

Comer está em todo o lado, a comida faz parte do nosso quotidiano, comer é identitário, é comunitário, é saúde e sorte, é ritualístico e é sobre laços e gostos, é pessoal, porém transmissível – acima de tudo transmissível – e este ciclo é todo sobre isso.

Contém um espetáculo, que é uma espécie de consequência de todas as outras peças que compõem o ramalhete: um podcast, um ciclo de conversas para toda a gente, uma exposição, leituras encenadas e até sessões de contos.

E não fazem vocês ideia de tudo o que fica de fora!…

 

Joana Barrios

 

 

 

 

Não se brinca com a comida?!, de Margarida Alfacinha (Exposição)

Contos de boca em orelha, de Cristina Taquelim (Sessão de contos)

À roda dos alimentos, de Joana Barrios e Rogério Nuno Costa (Podcast / Programação online)

Não é ficção. Batata chaca-chaca, de Paulo Pascoal e Tiago Miranda (Leitura / Música)

Atenção: a sua receita será transmitida!, de Joana Barrios e Rogério Nuno Costa (Teatro)

Mãos na Massa, de Patrícia Azevedo da Silva (Conversa)