Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação

Os livros de TPC: Frei Luís de Sousaaa

Há novos livros na Biblioteca do Público do LU.CA, escolhidos por Raquel Castro

Estes são os livros escolhidos por Raquel Castro, criadora do espetáculo TPC: Frei Luís de Sousaaa.

 

 

Querida Ijeawele: Como Educar Para o Feminismo, de Chimamanda Ngozi Adichie, ed. Dom Quixote

Como pensar sobre o machismo e o feminismo quando abordamos um texto do século XIX? Será que a peça Frei Luís de Sousa é machista? Ao pensar sobre estes assuntos lembrámo-nos de um livro da Chimamanda Adichie. Esta autora escreveu um livro em forma de carta em resposta a uma amiga que lhe perguntou como devia educar a filha como feminista: são quinze sugestões sobre vários assuntos que vão da parentalidade ao casamento, passando por outras questões, como por exemplo a identidade e a sexualidade, incitando à mudança de mentalidades e ao fortalecimento das novas gerações, com vista a um mundo mais justo e com igualdade de direitos para todos.

 

Finalmente o Verão, de Mariko Tamaki e Jillian Tamaki, ed. Planeta Tangerina

A adolescência é uma das mais belas e complexas fases da vida de uma pessoa. Em TPC: Frei Luís de Sousaaa cinco adolescentes discorrem sobre uma peça de teatro cruzando-a com as suas vidas e problemas. Finalmente o Verão é uma novela gráfica que nos conta a história de duas amigas que se encontram sempre nas férias de Verão em Awago Beach. Mas neste verão algo mudou, elas cresceram e entraram na adolescência. Para além dessa transformação, acabam envolvidas num drama que pode acabar mal. É um livro que retrata as vivências de ser adolescente e as mudanças que isso traz às nossas vidas de uma forma emocionante.

 

O diário secreto de Adrian Mole aos 13 anos e 3/4, de Sue Townsend, ed. DIFEL

Em TPC: Frei Luís de Sousaaa o diário de Juliana é um objeto que pode provocar um incêndio: mais do que escrever segredos, um diário pode servir para desabafar, falar sobre banalidades e encontrarmo-nos connosco mesmos.

O Diário de Adrian Mole é um dos mais famosos livros em forma de diário sobre a adolescência, que, em vários volumes, acompanha o crescimento de Adrian Mole, um rapaz inglês com borbulhas, pais que discutem e uma enorme paixão por uma rapariga chamada Pandora.

 

Frei Luís de Sousa, de Almeida Garret, ed. Misericórdia do Porto – Centro Professor Albuquerque e Castro

A obra que deu origem ao nosso espetáculo é uma peça de teatro escrita por Almeida Garrett em 1843. Inspirada na história de Manuel Sousa Coutinho e Madalena de Vilhena, o autor escreveu aquela que é considerada uma obra-prima do teatro romântico.

A par da construção do Teatro Nacional D. Maria II e da criação do Conservatório Nacional, a obra literária de Almeida Garrett constitui-se como o terceiro pilar da edificação do teatro em Portugal.

 

O Livro das Religiões, ed. Marcador

A obra Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett tem uma forte componente religiosa que rege muitas das ações das suas personagens. Reflete o catolicismo presente no nosso país, em muitas das nossas tradições e que ainda hoje nos influencia.

Ao longo da história da Humanidade, milhares de milhões de pessoas procuraram e procuram respostas na religião. O que é a fé? Que diferentes religiões existem no mundo? O que significa espiritualidade? O Livro das Religiões tenta dar respostas a muitas destas perguntas de forma clara e acessível.

 

 

(outubro de 2024)